Essa citação “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” é conhecida como a Lei de Lavoisier, postulada pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier considerado o Pai da Química Moderna. Quer dizer que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas./span>
Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.
A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
Para estudar a combustão, Lavoisier pesou a madeira e, após o experimento, as cinzas e os gases emitidos. Feito isso, ele concluiu que em combustão a massa aumentava. Sendo assim, a massa das cinzas mais a dos gases produzidos eram maiores do que a massa inicial da madeira antes de queima./span>
A “química pura” abrange a fase de pesquisa, é administrada nas Universidades por pesquisadores (professores) que desejam colaborar com descobertas científicas ou simplesmente com o conhecimento por parte de seus alunos. Os estudos são feitos na própria Universidade, em uma ação conjunta entre alunos e professores.