Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio (SLES), é um detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene (sabonetes, shampoos, cremes dentais, etc.). É um desengordurante muito eficaz e barato.
Passo a passo
O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.
O atrito é fundamental na formação da espuma, sem ele, "nada de espuma", quanto mais liso o sabão menor a quantidade de espuma formada. Álcool, óleo e os hidrocarbonetos, entre outros agentes são inibidores da espumação.
Álcool. Isso mesmo, o álcool etílico mais conhecido como etanol nos postos de gasolina. Basta borrifar álcool sobre a espuma e pronto. Adeus, espuma!
"Estes são insolúveis na água. Forma-se, assim, uma película insolúvel desses sais em volta da pedra de sabão. "Como resultado imediato, o sabão deixa de funcionar, ou seja, deixa de fazer espuma, de limpar a roupa, entre outros efeitos.
A espuma é a união de minúsculas bolhas, que se formam quando entra ar na mistura de sabão e água. Elas flutuam porque o ar é mais leve do que a água. Isso acontece naturalmente quando sabonete, detergente, xampu ou condicionador são friccionados com água em uma superfície.
Olá! A quantidade de espuma em si não é muito importante, o que determina se um sabão é bom é o seu poder de detergência. O poder detergente de um sabão é determinado por diversos fatores, mais o principal é o seu potencial de expulsar as gorduras, quando um sabão consegue expulsar muitas gorduras, ele é bom.
Mas quando se junta um monte de açúcar, como em uma colher cheia, o que se vê é a cor branca. A cor do corante é anulada na espuma porque a bolha tem muito mais ar do que sabonete. Ou seja, a substância que dá a coloração fica retida em uma película muito fina.
Resposta: A cor do corante é anulada na espuma porque a bolha tem muito mais ar do que sabonete. Explicação: Ou seja, a substância que dá a coloração fica retida em uma película muito fina.
A coloração da espuma é devido ao dioxido de carbono. O que acontece é que quando abrimos a garrafa ou lata ou colocamos o chopp no copo a pressão do líquido abaixa, liberando o gás. Como o gás é o dioxido de carbono, ele é branco e a coloração amarela do chopp não é suficiente para mudar este gás de cor.
Ao observar uma bolha num dia ensolarado, percebe-se que há mudanças de cor em sua superfície, similar às cores do arco-íris. ... Esse colorido que percebemos na superfície das bolhas ocorre em razão da interferência entre os raios de luz que são refletidos e refratados na fina película da bolha de sabão.
Procedimento: Primeiramente, peça para a criança colocar o detergente nos copinhos com água (para fazer as bolinhas, que todos já sabem). Após, ela irá colocar em cada copinho, um pouco de anilina e mexer bem, até dissolver.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.