Ishtar, também conhecida como Istar, era uma das Grandes-Mães do Antigo Oriente. Era ela quem regia o amor, a fertilidade, a sexualidade feminina e também as guerras. Era conhecida como ''A Rainha dos Céus'' e como a Grande Deusa, não tinha só a lua como simbolo, mas também as estrelas e o planeta Vênus.
Inana ( /ɪˈnɑːnə/; Sumério: 𒀭𒈹inanna, também 𒀭𒊩𒌆𒀭𒈾nin-an-na) é uma antiga deusa mesopotâmica associada ao amor, ao erotismo, a fecundidade e a fertilidade.
Significado de Inana Inana vem do verbo inanir. O mesmo que: debilite, enfraqueça, consuma, enerve.
Eresquigal (Ereshkigal) era uma das grandes divindades sumérias, filha de Anu o antigo senhor do Céu e Namu, a senhora dos oceanos e irmã gêmea de Enqui. ... Assim, Eresquigal é a rainha de Cur-Nu-Gia, "A Terra do Não Retorno".
As divindades mais importantes do panteão mesopotâmico no período dinástico antigo eram An (deus do céu), Enlil (deus do vento), Enqui (deus da água) e Ninursague (deusa da terra).
Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos.
Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra).
Assur
Marduque
Por volta de 1300 a.C., os assírios conquistaram sua independência após os hurritas serem derrotados pelos ataques dos hititas. ... Um dos mais conhecidos reis assírios foi Assurbanipal, responsável por construir a Grande Biblioteca de Nínive, que continha milhares de tabuletas em escrita cuneiforme.
Graças à utilização do ferro eles conquistaram vários povos com violência , eram extremamente cruéis , dando castigos aos povos conquistados, cotavam-lhe as cabeças e deixavam expostas , o que para eles era uma maneira de manter o respeito e espalhar o medo entre os outros povos.
Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.
Resposta. Os assírios tratavam com grande dureza os povos conquistados pq queriam que eles fossem submissos e não se revoltassem. ... Assim, as revoltas aumentaram e os assírios foram perdendo vários dos seus territórios.
Economia, cultura e religião Um dos pilares da economia entre os assírios era a caça e a criação de ovelhas. Além disso, a região em que habitavam era rica em alguns recursos naturais, entre eles a madeira, o cobre e o ferro, o que possibilitava a importação desses produtos.
A Assíria era um país guerreiro, até por necessidade de sobrevivência. Os conquistadores assírios inventaram uma nova política com relação aos povos conquistados; para prevenir revoltas nacionalistas, os assírios obrigavam o povo conquistado a migrar em grande quantidade para outras áreas do império.
Antigo período babilônico Por volta de 1900 a.C. o povo amorita, um grupo semita, tomou o controle da região mesopotâmica. Esse povo centralizou o governo, ou seja, acabou com a independência das cidades-estado, que ficaram submetidas a um governo central. ... Por essa razão, os amoritas são chamados de Antigos Babilônios.
Assíria
Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar. A elite militar era também aquela que se encarregava da administração do Estado.
Os povos babilônios eram cientificamente inclinados, possuíam uma sociedade estratificada e eram politeístas, sendo estas as suas principais características. Foram inventores de uma série de tecnologias que posteriormente seriam adotadas por muitos povos, como a irrigação.
A cultura dos acádios está baseada na construção das cidades, com a presença de imponentes templos e palácios. No geral, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais. A escrita desse povo era cuneiforme, os quais transcreveram diversas obras literárias dos sumérios.
Principais Características Os caldeus eram um povo semita que conquistou a região da Mesopotâmia por possuir um caráter bélico e violento, fazendo muitos escravos.
Os caldeus eram um povo semita cuja história leva a crer que se estabeleceu na baixa Mesopotâmia durante o primeiro milênio antes de cristo e que, posteriormente, ocupou a cidade da Babilônia, que estava sob o controle dos assírios. Esse povo foi o grande responsável pela derrota do Império Assírio.
A principal atividade econômica dos Caldeus era a agricultura. Os povos conquistados pelos por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades. O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor II.
Os caldeus eram politeístas, com culto a diversos deuses que estavam relacionados a figuras de animais e à natureza. Durante o período de ocupação dos caldeus, um mosaico de Ishtar, a deusa do amor, simbolizava a proteção da capital.