Conseguir matéria prima para o desenvolvimento das indústrias, mercadorias do consumidor, espalhar a fé cristã, expansão territorial e colônias na África e Ásia.
A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários.
O Monopólio bancário foi um dos fatores econômicos que marcaram essa época, pois o capital financeiro era basicamente concentrado nos bancos....Além disso, os países menos desenvolvidos eram uma fonte de:
Resposta. As revoluções industriais deixaram consequências consideráveis na sociedade, como a busca por mais matéria prima e mercado consumidor dos produtos industrializados. ... Assim, dava-se início ao imperialismo, os europeus, devido as consequências da revolução industrial, parte para a África em busca de riquezas.
A expansão colonialista européia do século XIX foi um dos fatores que levaram: à diminuição dos contingentes militares europeus. à eliminação da liderança industrial da Inglaterra. ao predomínio da prática mercantilista semelhante à do colonialismo do século XVI.
A expansão imperialista europeia do século XIX, impulsionada pela Revolução Industrial, resultou em maiores mercados para que os bens produzidos pelas indústrias fossem comercializados. ... Isso criou mercados consumidores maiores que os de seu continente, possibilitando a maior expansão da indústria e do capitalismo.
Resposta. guerras civis, problemas socioeconômicos, questões ambientais, degradação ambiental...
Além dos conflitos que ocorreram entre os povos dominados e os colonizadores, a expansão imperialista do século XIX trouxe outras sérias consequências. A maioria delas trágicas para os colonizados: empobrecimento, subdesenvolvimento e perda da identidade cultural.
Resposta. As principais consequencias do Imperialismo foram: a aculturação e guerras, e a principal consequencia foi a 1ª guerra mundial.
Resposta. O que é Nacionalismo: O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional.