Pode-se ressaltar que as Atividades Rítmicas por possuir características lúdicas e de auto-expressão, é possível desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais, pois elas falam diretamente ao corpo, a mente as emoções.
As Atividades Rítmicas podem ser definidas como o estudo dos ritmos nas suas mais variadas formas. Tendo como objetivo principal, favorecer ao indivíduo oportunidade de perceber a si próprio e ao mundo que o rodeia.
Podemos trabalhar a atividade rítmica (protagonismo infantil), a dança, como conteúdo da Educação Física, especialmente em nível escolar, situando-se dentro das “atividades motrizes expressivas”, podendo ativar a criatividade e a expressão corporal através de uma música com história como o 'cravo e a rosa' 'atirei o ...
Benefícios da dança para o corpo
Dessa forma, o ritmo determina a velocidade, a forma, seja na dança, esporte ou luta, de todos os processos de expressão corporal. Além disso, vale salientar que o ritmo determina as funções vitais, como o respiratório e cardíaco, devendo o organismo se adaptar a ele.
O ritmo tem por objetivo ajudar a criança a conhecer o próprio corpo e, desse modo, favorecer a estabilidade do esquema corporal; auxiliar no desenvolvimento da linguagem; auxiliar na compreensão do movimento e possibilitar o manejo de mobilidade e expressão.
Resposta: Sem música não há dança. ... A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.
Resposta: Ritmo designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.
No palco, na rua, debaixo do chuveiro ou em frente ao espelho. Não importa, arrisque seus passos, sacuda o corpo e tenha certeza de que a dança faz bem ao corpo e à alma.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
A dança é considerada da arte a mais antiga e completa, pois você cria os movimentos e expressa através do corpo. A presença da dança na vida do homem, sempre teve uma grande importância, pois o acompanha desde os rituais dos povos primitivos e seguindo até hoje. ... A dança está, e sempre estará em nossas vidas.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. ... Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. ... Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. ... Outra forma de rotular as danças é pela forma mais comum de conexão (condução).
A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.
As Danças de salão podem ser classificadas em: Nacionais: Forró, Samba de gafieira, Soltinho, Lambada e Zouk Brasileiro e Maxixe. Internacionais: Tango, Salsa, Bachata, Bolero, Merengue, entre outras.
8 estilos de dança de salão
Este tipo de dança é representada de modo amplo, por qualquer ritmo de dança a dois. As danças de salão mais populares são: o Forró, o Samba de Gafieira, o Soltinho, o Bolero, o Tango, o Zouk, a Lambada e a Salsa.
Confira nossa lista:
As danças da corte destacam-se pela pompa, luxo e exibição. A valsa vienense, típica de competições de dança, chama atenção pela pose dos pares. Ex: ballet,valsa.
O que considerar na hora de escolher?
As Danças Clássicas constituem uma das modalidades das Danças de Salão e incluem cinco diferentes tipos de dança: a Valsa Vienense, a Valsa Inglesa, o Slow Foxtrot, o Quick Step e o Tango. Modalidades de Dança de Salão: . Latinas: Samba, Cha cha cha, Rumba, Paso-Doble e Jive.