adjetivo Cada um dos ritos sagrados que, segundo o cristianismo, confirmam ou aumentam a graça divina: o batismo, a confirmação ou Crisma, a eucaristia, a penitência ou reconciliação, a unção dos enfermos, ordem e o matrimônio são os sacramentos católicos.
Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. ... Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
Os sacramentos ao serviço da comunhão e da missão são dois Sacramentos da Ordem e o Sacramento do Matrimônio, eles conferem uma graça especial para uma missão particular na Igreja em ordem à edificação do povo de Deus.
[ Religião católica ] Sacramento que, segundo a doutrina católica, contém realmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Cristo sob as aparências de pão e de vinho.
A Eucaristia confere a graça que o próprio Cristo garantiu: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (cf. Jo 6,54). Este sacramento faz parte do caminhar cristão para chegar à vida eterna com Deus. O Senhor Jesus, na Última Ceia, instituiu a Eucaristia.
Esta palavra vem do grego, com o significado de 'reconhecimento', 'ação de graças'. Ela é considerada pela Igreja Católica como o sacramento que representa o corpo e o sangue de Cristo transmutados em pão e vinho, oferecido no altar como o alimento da alma.
Primeira comunhão é uma celebração religiosa de algumas denominações cristãs, nomeadamente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes desta cerimónia recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho", respectivamente (hóstia).
Os símbolos mais comuns que são empregados em tabernáculos e hóstias (uma farinha prensada fina, consagrada para criar a Eucaristia) incluem dois monogramas gregos: XP e IHS. XP é, na realidade, Chi-Rho e IHS representa as letras Iota, Eta e Sigma.
A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho). ... A hóstia é representada neste rito religioso como o pão.
A primeira comunhão é dada entre os nove e os dez anos, com uma preparação prévia (a catequese) que costuma ser de dois ou três anos, uma vez por semana.
Aproximando-se do sacerdote, faça o sinal da cruz. O penitente pode escolher confessar-se com ou sem confessionário, ficar de joelhos ou sentado (onde houver possibilidade). Então, pode iniciar a confissão dizendo: “Abençoa-me, padre!
A primeira comunhão é um rito de passagem para os católicos. Por meio desse sacramento, eles adquirem o direito de receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizados no pão (a hóstia) e no vinho, no ritual consagrado nas missas que simboliza o sacrifício de Deus pelos homens.
Segundo o Compêndio, "Para receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à Igreja Católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o sacramento da confissão antes da Comunhão.
Desta forma, todo adulto batizado que não esteja impedido por lei, pode aproximar-se da Sagrada Comunhão, mesmo sem ter participado da tradicional “Primeira Eucaristia”, sendo ela simplesmente a primeira vez que ele comungar.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.
Receba a hóstia.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.
Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.
Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra.
Você já deve ter notado: durante a Missa, no rito romano, o sacerdote quebra uma pequena parte da hóstia consagrada e a coloca no cálice do vinho consagrado. ... Era um lembrete visível e concreto de que eles estavam unidos ao papa e aos bispos cada vez que celebravam a Missa.
De fato, o padre na missa, no rito da Fração do Pão, faz como Jesus fez na última ceia. Ele parte o pão consagrado. ... Um pedaço do pão é colocado no cálice em que está o vinho consagrado, o sangue de Jesus. Isto é para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus na obra da salvação.