Verificado por especialistas. Antes da chegada por portugueses, a vida dos índios era bastante pacata, em que cada povo indígena possuía sua própria cultura, sua religião e seus costumes, além de viverem basicamente da caça, da pesca e da agricultura.
Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos.
Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…).
Organizados em pequenas comunidades ou tribos, com culturas diferentes, viviam da caça, da pesca e da coleta de produtos da floresta . Tendo desenvolvido técnicas para o cultivo de milho, feijão, abóbora, batata, mandioca, abacaxi. Tendo, também domesticado vários animais .
Sociedade indígena na época colonial O índio brasileiro vivia em regime de comunidade primitiva, onde prevalecia a produção comunitária. O trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres cuidavam da lavoura, das crianças e cozinhavam.
O legado indígena para os brasileiros Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.
Resposta: Eram a primeira base de mão de obra que os portugueses tiveram. ... Outro tratamento era o escambo, uma especie de troca de mercadorias entre os índios e portugueses,(pau brasil por utensílios europeus como: espelho, machado, etc...). E quando tal tratamento não era respeitado eram mortos.
telhado, jogando os ocupantes lá de cima para o meio da rua, derrubando e ateando fogo às edificações, até o entulho produzido bloquear o caminho.
Na verdade a importancia dos colegios jesuitas era catequista os indios eles aprenderem o idioma , a cultura e principalmente a religiao com o objetivo de acalmar e amenizar o relacionamento dos indios com os portugueses. ... Esses colegios tiveram uma enorme participaçao no escravismo no desrespeito cultural dos indios.
foram Vistos pelos colonizadores como um obstáculo por quererem proteger suas terras, usando-a de forma consciente e sem exploração. já os servos da coroa portuguesa eram agressivos e rudes, catequizaram os índios e os que não aceitaram morreram.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Os jesuítas tiveram uma participação muito relevante no projeto português de colonização do Brasil. Eles seriam os responsáveis pela cristianização dos povos nativos e, assim, ajudariam a justificar a presença europeia na América. No entanto, eles impuseram uma nova cultura no modo de vida de vários povos indígenas.
As missões aconteciam de duas formas: as adentravam nas matas e faziam o serviço de ensinar o índio a cultura cristã, e as que são chamadas ''reduções indígenas'' que não passa de um aldeamento, no qual os índios eram retirados da seu lugar de origem e levados para uma espécie de centros (capelas por exemplo) que os ...
Conhecidas também pelo nome de reduções, estas missões eram organizadas em aldeamentos de índios que ficavam sob administração dos religiosos. ... Com isso, acabaram por organizar povos e até mesmo abrigar os indígenas.
Podemos afirmar que as missões jesuíticas eram as administrações e acolhimento dos indígenas pelos padres jesuítas, que possuíam o objetivo tanto de organizar as aldeias quanto de atender aos indígenas e protegê-los dos portugueses, além é claro de educá-los e convertê-los ao cristianismo.