A pegada hídrica é definida como o volume total de água utilizado durante a produção de bens e serviços, bem como o consumo direto de água pelos seres humanos. A água não é consumida só diretamente mas também indiretamente, nos processos de produção.
Hoekstra. De acordo com Hoekstra e Hung (2002), entende-se como água virtual a quantidade total de água utilizada no processo de produção de um produto agrícola ou industrial. ... Se um país (ou região) exporta/importa um produto, ele está exportando/importando água de modo virtual.
É uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem. Por exemplo, para produtos primários como cereais e frutas, o cálculo da água virtual é relativamente simples: é a relação entre a quantidade total de água usada no cultivo e a produção obtida (m³/ton).
John Anthony Allan
Esse consumo indireto é denominado "água virtual" e tem chamado a atenção de especialistas, ao demonstrar que a demanda desse recurso é muito maior do que se imagina, e a velocidade com que a disponibilidade tem diminuído, também. Essa teoria foi introduzida pelo britânico Tony Allan em 1993.
Conceitos básicos. A água é um mineral presente em toda a Natureza, nos estados sólido, líquido e gasoso. É um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos físicos do ciclo hidrológico em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ação do calor do Sol e das forças da gravidade.
Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo é uma das medidas para reduzir o gasto de água virtual. Além disso, fazer mudanças no cardápio também pode ajudar: uma xícara de chá de 250 ml só demanda 30 litros de água, sendo um bom substituto para o café.
As atividades econômicas que apresentaram maior consumo de água foram agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (77,6%); indústrias de transformação e construção (11,3%); água e esgoto (7,4%). O uso de água das famílias per capita, isto é, por pessoa, em 2015, foi de 108,4 litros por dia.
Uso da água no Brasil No brasil, 72% da vazão consumida no país vai para a agricultura, especialmente para as culturas irrigadas. 11% são para o consumo animal, 9% para o abastecimento urbano, 7% para uso industrial e apenas 1% para abastecimento humano rural.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.
Quais são as atividades que mais consomem água no mundo?
Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. ... E, mais diretamente, como matéria-prima, no caso das indústrias de alimentos e papel e, claro, de água mineral.
Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Explicação: Pois a irrigação que é a prática de manutenção para produção em grande demanda é que consome mais água.
agropecuária
A indústria, de forma geral, é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apenas o ramo industrial foi responsável por cerca de 36% da energia consumida em todo o país em 2018.
13 maneiras de economizar água e reduzir o seu consumo (e sua conta)
Escovar os dentes: Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
6 dicas para economizar água e energia
O desperdício de água e energia representa um dos maiores riscos para o meio ambiente. Quando exageramos no banho ou passamos muito tempo com o ar condicionado ligado, estamos desperdiçando as reservas ecológicas e naturais do nosso país. ... Portanto, quem economiza água está ao mesmo tempo economizando luz, e vice-versa.