A industrialização clássica é característica dos países desenvolvidos, ocorrendo ao longo da I Revolução Industrial naqueles que eram considerados os principais centros econômicos e políticos do planeta.
Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.
O termo industrialização dependente representa o fato de que muitos países subdesenvolvidos ainda dependem da tecnologia produtiva dos países desenvolvidos. ... Na prática, essa tecnologia produtiva é vista com a presença das empresas multinacionais, que fabricam bens de consumo duráveis e não duráveis.
Resposta: 01. A industrialização garantiu às nações a capacidade de produção internacional e acelerou no mundo o processo de expansão do capitalismo. ... O desenvolvimento das máquinas substitui o trabalho manual, aprofunda a divisão do trabalho e a produção em série.
3 - A Inglaterra acumulou capital, dentre outras formas, por meio da colonização e da adoção de práticas mercantilistas bastante agressivas, estabelecendo uma espécie de "monopólio" das navegações de meados do século XVI em diante.
Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos.
A industrialização produz, no campo, o desemprego, devido à chegada das máquinas. E, ao mesmo tempo, produz novos empregos na cidade. O resultado disso foi o intenso processo de Êxodo Rural, isto é, saída das pessoas do campo para a cidade.
Resposta. A globalização tem sido um sistema de universalização, desde expansão marítima europeia (o pai é Portugal…) e após a revolução industrial nos séculos XVI e XVII tem crescido de forma extraordinária a globalização centrada na industrialização, com efeito econômico.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Olá! Como aspectos positivos do processo de industrialização, pode-se citar a diversidade de produtos que surgiram, para que na maioria dos casos, a vida comum pudesse ser melhorada. Além disso, o surgimento de fármacos eficientes e a geração de milhares de empregos.
Resposta: - Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
Este processo de industrialização tardia, fez com que o nosso setor industrial fosse menos desenvolvido predominando em maioria apenas indústrias de base, causando um atraso tecnológico em relação aos países industrializados cedo, como consequência disso podemos observar o fato que a maioria dos nossos produtos ...
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
Os maiores problemas causados pelo processo de industrialização são os impactos ambientais negativos, pois dependendo do tipo de fábrica eles podem tanto poluir a atmosfera quanto o solo ou rios/mares.
Quando se aborda a questão da industrialização mundial, fala-se de um processo que se manifestou de forma extremamente desigual em algumas partes do planeta. ... substituiu a manufatura como processo produtivo. (B) Rússia, Noruega e Japão se industrializaram ainda no século XIX e tornaram-se as grandes potências.
A resposta correta encontra-se na letra a) Industrialização com base no processo de substituição de importação de manufaturados. ... A partir daí, observa-se um estímulo na produção interna do país de produtos industrializados, por meio também do controle das taxas de importação e taxa de câmbio.
Assim, a indústria brasileira pode ser definida como voltada para o setor alimentício, isto é, agrícola essencialmente, bem como para o setor da agropecuária. O Brasil por exemplo abastece aproximadamente cento e trinta países no setor agropecuário.