Os termos acessórios são aqueles que modificam ou especificam outros termos e que não são essenciais para a estrutura sintática das orações. São eles: a) Adjunto adnominal – é um termo que possui valor adjetivo e que especifica ou delimita o significado de um substantivo.
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.
Isolamento do aposto Palavra que explica ou especifica outro termo na oração, o aposto é sempre separado por vírgula.
Diferença entre vocativo e aposto O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.