adjetivo Relativo à diplomacia, à ciência das relações internacionais. [Figurado] Que é hábil; cortês, fino: diretor diplomático. [Figurado] Cujo comportamento é discreto, reservado; que age com prudência e discrição; discreto.
polido - adjetivo
A polidez é desprovida de formalidade. Aqui está a diferença: ser polido não significa ser formal, mas exige um respeito mais pessoal do que social no âmbito geral da nação. Muito usado entre pessoas que se conhecem e reconhecem a necessidade de respeito entre si.
Significado de Resoluto adjetivo Determinado em seus objetivos, em seus propósitos; decidido. Que age com convicção diante dos obstáculos que lhe aparecem; determinado. ... A palavra resoluto deriva do latim "resolutus,a,um", que significa “desatado, dissolvido, que não se pode conter, sem moderação”.
adjetivo Que cede às vontades, às opiniões alheias ainda que não sejam coerentes com seus próprios princípios; qualidade da pessoa que é incapaz de se impor. [Pejorativo] Pessoa que renuncia aos bons princípios ou a outros valores na avaliação de algo ou de alguém: era condescendente com a roubalheira.
adjetivo Que transige; que faz concessões; que aceita sem se impor; complacente: o chefe era transigente com seus erros.
Na condescendência criminosa, o agente deixa de praticar o ato (responsabilizar subordinado) por INDULGÊNCIA. Na prevaricação, o agente deixa de praticar o ato para satisfazer INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL. Na corrupção passiva privilegiada, deixa-se de praticar o ato A PEDIDO OU INFLUÊNCIA de outrem.
O referido crime como já dissemos, mas no intuito de melhor esclarecer, pode revelar duas modalidades distintas: a) quando da indulgência do chefe, ou melhor, da “vista grossa” dele, na medida em que se omite em responsabilizar o infrator pelo delito cometido e b) a falta de ânimo em apresentar o ato delituoso à ...