Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do II milénio a.C..
Contos e lendas da mitologia celta. Tradução de Monica Stahel. ... As narrativas mitológicas celtas2, que, na sua maioria vão apresentar as batalhas travadas entre deuses e monstros, homens e criaturas fantásticas, são narrativas fundamentais para se entender a dinâmica da sociedade celta na Irlanda.
A Epopeia de Gilgamesh e o dilúvio. Uma das lendas mais fantásticas dos povos sumérios e que mostram a riqueza de sua literatura foi a Epopeia de Gilgamesh. Possivelmente a obra literária mais antiga já produzida pelos seres humanos, ela é composta por doze cantos com cerca de 300 versos cada um.
Religião e mitologia celtas A religião dos celtas era politeísta, ou seja, eles acreditavam em diversos deuses relacionados com a natureza. Por esse motivo, muito misticismo envolve suas crenças. Eles realizavam diversas cerimônias, festas e rituais em homenagem aos deuses e deusas.
Um tipo primitivo de arte dos celtas é batizado em homenagem a La Tène, na atual Suíça, desenvolveu-se primeiro no século V a.C., basicamente em trabalhos de metal, caracterizados por motivos de plantas, espirais, curvas e instrumentos musicais.
Os Druidas foram os povos de origem indo-européia que habitava extensas áreas da Europa pré-romana, eram sacerdotes do lendário povo celta. Hoje é uma das vertentes do paganismo, o druidismo. ... Em termos espirituais, portanto, pagão é aquele que acredita na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida.
Eles formavam a classe de sacerdotes entre os celtas, povo originário da Europa oriental que, no primeiro milênio a.C., se espalhou por quase todo o continente, até a Grã-Bretanha.
Eram os sacerdotes dos celtas, um povo que vivia numa vasta área da Europa Ocidental, englobando a atual França, partes da Bélgica, oeste da Alemanha, norte da Itália e indo até as ilhas Britânicas.
Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. ... Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno.
Samhain
Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
Isso porque a “vigília de todos os santos” foi exatamente o que deu origem ao Dia das Bruxas. A data teria surgido na Europa, centenas de anos antes de cristo, como um ritual do povo Celta, que habitava a Grã-Bretanha e a França. Para essa comunidade, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para sugar suas energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.
Entre as justificativas para a comemoração, está o incentivo à cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica. No folclore brasileiro, o Saci é retratado como um menino travesso, fato que pode ser associado às travessuras de Halloween.
Mas foi só na segunda metade do século 19 que o Halloween começou a se popularizar nos Estados Unidos. Nessa época, havia mais imigrantes chegando ao país - entre eles, milhões de irlandeses, que trouxeram os costumes da data.
Dia das bruxas: 6 países e suas tradições de Halloween
A festa moderna, associada na cultura popular com os mortos, monstros e bruxas, é uma derivação de um festival chamado Samhain. Esse festival era realizado pelos celtas entre 31 de outubro e 1º novembro. O Halloween é uma festa bastante tradicional nos Estados Unidos e um momento de diversão para as crianças.
Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro marido ou mulher. ... Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos.
O Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, é o dia em que muitos se vestem com suas fantasias horripilantes, decoram suas casas e participam de festividades. Nos Estados Unidos, o feriado movimenta o país inteiro, por isso você vai conhecer hoje as principais tradições do Halloween por lá.
Com a ajuda de fotos, vídeos e outros materiais didáticos, ela resgata a história original da data e de seus personagens. As crianças descobrem que a origem do Halloween remete às crenças celtas. ... Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, e sim o Dia dos mortos . Foi a forma que a igreja católica encontra para desviar as atenções desse comemoração de origem pagã ,na Espanha, como na Brasil comemora -se o dia de todos os santos em 1° de novembro e o dia de finados no dia seguinte.
Sugestões de atividades que podem ser realizadas com os alunos da Educação Infantil para comemorar o Halloween:
Durante toda a Idade Média, as pessoas continuavam com a chama do Samhain acesa. Um hábito criado nessa época foi o de bater na porta e pedir guloseimas. Pessoas pobres faziam procissões até as casas das famílias mais abastadas para pedir qualquer coisa que pudesse encher a barriga.
E a tradição de “trick-or-treat”? A brincadeira de “doces ou travessuras” vem de um costume europeu em que no dia de Finados , os cristãos saiam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos. A cada bolo ganhado, a pessoa fazia uma oração para parente finado do doador.
'Travessuras ou Gostosuras' ou 'Doces ou Travessuras' (''trick-or-treat'', em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta gostosuras ou ...