São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este). No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste. Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso.
Neste é usado quando o que está a ser demonstrado está espacialmente próximo da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso.
Significado de Neste contração Indica o que está próximo de quem fala: entra neste carro. [Gramática] Faz referência ao tempo presente: neste momento vou embora. [Gramática] Expressa o que ainda não foi dito: neste capítulo falo de amor. [Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "este".
Significado de Nesse contração Indica o que está perto da pessoa com quem se fala, mas longe da pessoa que fala: você vai entrar nesse carro? ... [Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "esse". [Gramática] Forma Feminina: nessa.
Nessa ou nesta
Já “aonde”, nada mais é do que uma derivação da palavra “onde”. Ela é resultado da junção da preposição “a” com a palavra “onde”, resultando em “aonde”. ... Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.
– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Segundo a tradição da nossa língua, usamos a palavra ONDE quando ela tiver o sentido de NO LUGAR. Por exemplo, dizemos: Esta é a casa ONDE moro, pois podemos dizer: Eu moro NA CASA. ... Agora, devemos usar a palavra AONDE quando ela tiver o sentido de AO LUGAR.
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
Que moço mal educado! b. Tem paciência, nem sempre o tempo será mau. ... Um sapato mal fabricado é um mau sapato.
As palavras mau-humor, mal humor e mal-humor estão erradas. Sempre que quisermos referir a má disposição de alguém devemos utilizar as palavras mau humor, que são sinônimas de irritação, neurastenia, nervosismo, agastamento, zanga, ranzinzice, aborrecimento, irascibilidade, entre outras.