Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho. - Seiton: Senso de ordenação.
A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri – Senso de utilização. Seiton – Senso de organização. Seiso – Senso de limpeza.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
O Programa 5S é de origem japonesa e tem o objetivo e melhorar o ambiente de trabalho ou qualquer ambiente em sentido amplo por meio dos “cinco Sensos”: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Ordenação (Seiton), Senso de Limpeza (Seiso); Senso de Saúde (Seiketsu) e Senso de Autodisciplina (Shitsuke).
Para gerar os melhores resultados possíveis, o programa 5S deve ser incorporado à rotina da organização, de forma sistemática. Ou seja, é preciso que os processos sejam pensados dentro da lógica do sistema.
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais. ... melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
Nos seus armários, nas suas gavetas, na sua mesa de escritório. Elimine papéis que só ocupam espaço. Doe roupas e livros que não lhe servem mais. Exclua arquivos, filmes e fotos que só estão ocupando espaço do seu HD e poluindo sua área de trabalho.
Como aplicar os 5S na vida pessoal?