A hemorragia alveolar difusa é uma síndrome de sangramento pulmonar recorrente ou persistente, causada mais frequentemente por uma doença autoimune. Os sintomas comuns são dificuldade respiratória e tosse, frequentemente expectoração de sangue.
Na medicina, catarro com sangue chama-se Hemoptise e isso pode ocorrer por diversas causas, sendo situações mais leves como ruptura de vasos nasais e pequenos traumas até uma tuberculose ou câncer de pulmão.
Na maioria dos casos, vários coágulos dificultam a passagem do oxigênio, mas isso não acontece de uma vez. É um processo gradativo e, se vários se formarem de uma vez, pode ocasionar o infarto pulmonar.
A embolia gordurosa é a obstrução de vasos sanguíneos por gotículas de gordura que acontece, na maioria das vezes, após fraturas de ossos longos, como os ossos das pernas, coxas ou quadril, mas que também podem surgir no pós operatório de cirurgias ortopédicas ou procedimentos estéticos, como a lipoaspiração, por ...
A embolia pulmonar apresenta letalidade de aproximadamente 30% quando não tratada adequadamente. Ela é responsável por provocar uma diminuição das trocas gasosas e uma consequente redução dos níveis de oxigênio no corpo, desencadeando uma sobrecarga no coração. Esse quadro pode levar o paciente à morte.