A Rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), é uma doença viral altamente contagiosa. que podem causar febre, mucosas avermelhadas, diminuição na produção de leite, ocorre uma secreção purulenta,às vezes com estrias de sangue pela narina do animal, infertilidade, e abortamento.
A papilomatose é uma doença causada por um vírus pertencente à família Papovaviridae, gênero Papillomavirus. Caracteriza-se pela formação de papilomas que se assemelham a tumores na pele e mucosa dos bovinos. Nestes, a doença acomete principalmente animais jovens, mas todas as idades podem ser afetadas.
A leptospirose pode se manifestar em bovinos de três formas básicas. A forma aguda, na qual os animais, geralmente jovens, apresentam apenas febre, anorexia, hemoglobinúria (presença de hemoglobina na urina em excesso), podendo raramente ocorrer aborto.
Vacinam-se animais contra IBR e BVD a partir de quatro meses. Os primovacinados devem receber reforço quatro a cinco semanas após a vacinação inicial. Caso não exista problema em animais jovens, de acordo com o manejo da propriedade, pode-se optar por vacinar apenas antes da idade reprodutiva.
Vacina contra Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), Diarréia Viral Bovina (BVD) e Leptospirose Bovina.