A resiliência é uma das capacidades mais importantes da vida. Esta é a capacidade que o ser humano possui para se sobrepor às circunstâncias adversas em sua existência. Por exemplo, a dor causada pela morte de um ente querido, ser despedido do trabalho inesperadamente, o desgosto, um período de solidão ou sofrimento.
5 táticas para ter mais resiliência no trabalho
Para a Psicologia, a resiliência é a capacidade que cada ser humano tem para se adaptar e crescer após situações de crise.
Perspectiva: as pessoas resilientes são capazes de reconhecer os seus erros e aprender com eles, de ver os obstáculos como desafios e permitir que a adversidade os faça mais fortes. Também podem encontrar certo sentido em desafios da vida em vez de enxergar a si mesmas como vítimas.
A resiliência no trabalho, assim, diz respeito à capacidade que uma pessoa demonstra de adaptar-se e superar as situações adversas a que é exposta. Sendo que, em tempos de recessão, a resiliência torna-se mais importante do que nunca.
Considerada a principal competência do início do século 21, a resiliência profissional refere-se à capacidade de suportar situações adversas no ambiente de trabalho e ainda assim manter a dedicação na busca por resultados.
1 invulnerável, resistente, forte, firme, estoico, inatacável. Com elasticidade e flexibilidade: 2 elástico, flexível, dobrável, maleável.