Aspecto normal Na fase proliferativa o endométrio deve ter aspecto trilaminar (composto por três lâminas). É o aspecto desejado para o processo de transferência de embriões. Na fase secretora, após a transferência de embriões, o endométrio fica esbranquiçado (hiperecogênico) devido ao estímulo da progesterona.
O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero e a sua espessura varia ao longo do ciclo menstrual de acordo com a variação da concentração de hormônios na corrente sanguínea.
Caso não consiga ver a gravidez no ultrassom de 5 semanas e for irregular, deve-se esperar mais alguns dias e não se desespere, é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!
Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Numa gravidez de baixo risco devem ser realizadas 3 ecografias obstétricas. São realizadas em diferentes fases da gravidez e são diferentes os seus objectivos. Assim: Ecografia obstétrica do 1º trimestre - Esta ecografia deve ser realizada entre as 11ª e as 13ª semanas e 6 dias.
Pré-Natal – Qual o intervalo de um ultrassom para o outro? Não existem estudos científicos que definem ou entrem em consenso sobre a quantidade de exames de Ultrassom Pré-Natal que uma gestante deve realizar. Em muitos casos, o aconselhamento para um pré natal completo é de 5 ultrassons.
Recomendam-se pelo menos quatro ultrassons na gravidez, incluindo o primeiro transvaginal, dois morfológicos e um terceiro ultrassom no terceiro trimestre, que identifica alterações específicas dessa época em relação ao crescimento do bebê, à placenta e à quantidade de líquido amniótico.