1. Muito poderoso, muito influente. 2. Que tem ou exerce prepotência; autoritário.
substantivo feminino Caráter ou qualidade de tradicional, daquilo que está pautado na tradição, nos costumes. Etimologia (origem da palavra tradicionalidade). Tradicional + i + dade.
substantivo feminino Qualidade ou condição de estático, sem movimento; que está parado, imóvel, paralisado; imobilidade: a estaticidade dos processos de ingresso à faculdade. Etimologia (origem da palavra estaticidade). Estático + idade.
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
São consideradas como trabalho monótono todas as atividades que não exigem da pessoa o uso de suas capacidades ou habilidades. É aquela atividade rotineira, repetitiva, sendo caracterizada como pobre ou com pouca variação em estímulos.
Segundo a Norma Regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo, rastrear, observar e avaliar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e a organização do trabalho (BRASIL, ABNT, 1990).
Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos, com o intuito de trazer conforto ao trabalhador, prevenir as doenças ocupacionais e realizar uma boa interação entre o ambiente de trabalho, as capacidades físicas e ...
As cadeiras são outro elemento essencial para a ergonomia do escritório. Elas precisam ser confortáveis e adequadas à altura do profissional. Além disso, o ideal é que tenham 105º de inclinação, evitando lesões a longo prazo. Outra dica importante para trabalhar a ergonomia na sua empresa é o cuidado com a iluminação.
A ergonomia iniciou-se na agricultura, na mineração, destacando-se na indústria e pode ser aplicada nos mais variados setores da atividade produtiva. Atualmente, além do setor de serviços, a ergonomia avança no cotidiano das pessoas, seja em seus afazeres domésticos ou em seu momento de lazer.
A ergonomia visa desenvolver, de forma confortável e produtiva, a ligação entre o ser humano e o trabalho. Ao adaptar as condições trabalhistas às características do profissional, ela evita os riscos ergonômicos e proporciona mais saúde, conforto, segurança e bem-estar.