De acordo com o guia de profissões do Portal IG, o salário inicial de um engenheiro de aquicultura é de aproximadamente R$ 2.
Sem um local adequado, qualquer projeto de piscicultura pode fracassar antes mesmo do início da produção. ... A qualidade, volume e a disponibilidade de água durante todo o ano, a qualidade do solo e a topografia do terreno são, em geral, as características mais importantes de uma boa área para projetos de piscicultura.
Em tanques escavados, a construção também não pode deixar resíduos na água. Na construção de monges para escoamento da água e outras estruturas deve ser utilizada argamassa. Recomenda-se realizar uma troca de água, ou seja, encher e posteriormente esvaziar os tanques antes da primeira estocagem de animais.
Pode-se apreciar a qualidade de uma água medindo-se o seu pH. Este deve ser neutro ou ligeiramente alcalino. Valores inferiores a 5 e superiores a 9 são indícios de água não recomendável para a piscicultura. Outros indicadores da qualidade da água para a criação de peixes são dados pelas suas dureza e alcalinidade.
A qualidade do solo é fundamental e os viveiros devem ser construí- dos em locais com pouca possibilidade de infiltração de água e com taludes resistentes. Procure solos com maior presença de argila e silte, que são as partí- culas mais finas do solo.
Uma boa medida recomendada é de 40 por 50 metros, com 1,60 metro de profundidade. O formato retangular é o mais indicado para a criação de várias espécies de peixes, pois facilita a renovação da água.
A caixa de manejo deve ser calculada para manter de 50 a 150 kg de peixe por metro cúbico, e possuir uma profundidade entre 60 e 80 cm.
Eles deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros, para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água. O fundo deve ser bem nivelado no sentido transversal e deve ter um desnível de 20 a 30 cm no sentido do comprimento.
A construção dos tanques-rede deve contar com uma armação elaborada com tubos galvanizados. As laterais de cada tanque devem ser cercadas com telas de arame galvanizado, revestidas com PVC de alta aderência. Isso permite à tela maior durabilidade, já que o PVC impede a entrada da água no arame.
Confira as vantagens de cada uma!