A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), enfatiza processos mentais inconscientes e é algumas vezes descrita como a “psicologia profunda”.
Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise.
12 abordagens da Psicologia e Psicanálise
A terapia tenta restaurar uma relação de pessoas com as normas e regulamentos sociais, enquanto a Psicanálise trabalha para restaurar o relacionamento de uma pessoa com sua vida, sexualidade, relações com as pessoas e com o mundo.
Quais as principais abordagens da Psicologia?
Existem várias vertentes de trabalho na psicologia e, durante a graduação, os estudantes têm contato com as principais abordagens de forma resumida, como a psicanálise, a Gestalt-terapia, cognitivo comportamental, o humanismo e outras que variam de faculdade para faculdade.
Os psicólogos sustentam que os estilos parentais, o ensino e as experiências de vida ajudam a moldar-nos como indivíduos. As abordagens cognitiva e psicodinâmica olham para dentro, concentrando-se nos pensamentos e outros processos cognitivos que levam uma pessoa a se comportar como ela.
Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?
Afinal, aqueles que atuam com a psicologia clínica podem exercer a profissão em diversas instituições de saúde, como hospitais, postos de saúde, ambulatórios, clínicas (particulares e conveniadas), centros de oncologia, centros de reabilitação social etc.
Quem quer se tornar psicólogo precisa entrar na faculdade. Existe o curso de licenciatura, com o qual o aluno pode atuar dando aulas, mas não está habilitado para o atendimento clínico, e o programa de bacharelado. O tempo da graduação varia entre três anos e meio até seis anos.
Matérias do curso de Psicologia
Quem quer estudar Psicologia para exercer a profissão de psicólogo deve passar obrigatoriamente pela faculdade de Psicologia. Isso porque a profissão de psicólogo é regulamentada pela Lei nº 4.
Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.
A sua terapia deve acompanhar o seu ritmo, ou seja, as vezes você não vai querer falar sobre alguns assunto, as vezes irá chorar e até mesmo rir, é normal que as demonstrações de emoções ocorram nas sessões.
As intervenções registradas deverão ser limitadas àquelas necessárias ao entendimento do caso ou para estabelecer as intervenções que serão feitas. Ou seja, no prontuário devem constar somente informações “necessárias ao cumprimento dos objetivos do trabalho”.