Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo. ... De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina.
Essa água (inexistente na gasolina, que usa álcool anidro na mistura) irá provocar corrosão e danos em todas as partes do carro que entram em contato com o combustível. A conta do prejuízo inclui bomba de gasolina, bicos injetores, velas e até junta de cabeçote e anéis do pistão.
O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol. No escapamento, um componente chamado sonda lambda reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.
Entre gasolina ou etanol, qual é o melhor combustível? O etanol é um combustível com uma queima mais limpa, com menos carbonização, no entanto, ele lubrifica menos do que a gasolina, o que pode causar uma força maior da bomba de combustível, antecipando as trocas dessa peça.
Mas, apesar de o querosene ser um subproduto do petróleo, não há registro de experimentos controlados que indiquem limpeza dos bicos injetores ou outro benefício por meio da adição de querosene ao álcool ou à gasolina.
Acontece que o álcool também polui, é verdade que em menos proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não-poluente, veja por que: Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar.
Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.
Os ônibus, municipais e rodoviários, são responsáveis por 24% e as motos correspondem aos 3% restantes (dados disponíveis no inventário de emissões de São Paulo).
São os combustíveis não renováveis, como petróleo, carvão mineral e o gás natural. Essas fontes geram bastante dióxido de carbono, que contribui para o aumento do efeito estufa.
Isso não significa, porém, que ele seja inofensivo – na verdade, todos os combustíveis lançam no ar os seguintes venenos: monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). O mais poluente de todos é o diesel.
São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global. Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.
Poluentes da gasolina são mais nocivos No entanto, Abreu destaca que, em termos qualitativos, a queima do combustível proveniente da cana-de-açúcar expele na atmosfera resíduos menos nocivos à saúde. ... Mas o etanol, além de compensar o CO2 gerado, por meio da fotossíntese da cana, tem emissão cerca de 5% menor do gás.
indústria têxtil
Mas os EUA têm as maiores emissões de CO2 per capita do mundo – 16,6 toneladas por pessoa, muito à frente da média global de 4,8 toneladas e das 7 toneladas da China por pessoa. Obviamente, mostrar as emissões do gás efeito estufa por país é apenas uma maneira de avaliar o problema e descobrir como combatê-lo.
E a culpa é da atividade industrial. Chumbo, cromo, mercúrio, amianto, cádmio e compostos orgânicos voláteis – os poluentes mais comuns e mais mortais do planeta – já diminuíram 17 milhões de anos de vida nos países em desenvolvimento*.