Profissional que possua conhecimento do mercado automotivo, já tendo atuado preferencialmente nas áreas de compra e venda de veículos, avaliação, vistoria, manutenção, mecânica etc. Lembrando que os interessados em adquirir a franquia serão avaliados de acordo com o perfil do negócio e nível de conhecimento.
Com relação aos vidros que têm a película de proteção, conhecido popularmente como Insulfilm, a vistoria constata se esse item está seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Películas refletivas não são permitidas. Número do chassi e o do motor ilegíveis também reprovam.
O que se analisa na vistoria de um automóvel?
Estão, entre os itens verificados, o cinto de segurança, sistema de iluminação, buzina, retrovisores, velocímetro, extintor de incêndio, estepe, chave de roda e triângulo de sinalização. Tudo deve estar em bom estado e funcionando para que o veículo seja aprovado na vistoria e o laudo positivo seja emitido.
Ele se refere principalmente aos equipamentos obrigatórios de segurança, que constam de qualquer check-up básico de manutenção: estado dos pneus e das luzes de sinalização, buzina, limpadores do para-brisa, cintos de segurança, iluminação da placa traseira e hodômetro.
A vistoria vai analisar a documentação do veículo, checar se ele está com as características originais de fábrica, confirmar a presença e as boas condições de uso dos equipamentos obrigatórios e avaliar se o automóvel atende todas as normas de trânsito.
GNV Inspeção Periódica CNH ou RG do condutor; Selo Gás Natural (vigente); Etiqueta de Aviso dos cilindros para armazenamento de GNV; Selo de Identificação da Conformidade do cilindro para armazenamento de GNV (fabricação ou requalificação);
Na vistoria (que custa entre R$ 80 e R$ 100), realizada por empresas credenciadas pelo Inmetro, além do kit gás, são avaliados itens como suspensão, direção, freio, sistema de emissão de poluentes e parte elétrica, explica Paulo Cezar Gottlieb, diretor da Transtech Ivesur Brasil, um das empresas que podem fazer a ...
A inspeção veicular é um procedimento obrigatório e periódico que checa a aptidão do veículo para circular nas vias. ... 104 do Código, é necessário que o proprietário de veículo automotor leve-o para uma inspeção periódica para verificar seu pleno funcionamento.
O serviço ocorre em menos de duas horas e para solicitá-lo você precisa dos seguintes documentos: certificado do cilindro, carteira de habilitação do condutor, documento do carro (CRLV), notas fiscais do kit GNV, atestado de qualidade do instalador e autorização prévia do Denatran.
104, de 18 de abril de 2006, que estabelece que “as inspeções periódicas de segurança dos veículos rodoviários com sistema de gás natural, realizadas por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) ou Entidade Técnica Pública ou Paraestatal (ETP), devem ser feitas a cada 12 (doze) meses, a partir da data de instalação”.
Como regularizar o documento de um carro com kit gás? Para adaptar um veículo para o uso do Gás Natural Veícular, primeiro é preciso solicitar a autorização do Detran de seu Estado. Somente com a autorização prévia é que o proprietário pode fazer a instalação.
até 30 dias
Deve-se também se atentar à validade dos certificados. O CIV pode ter validade de 04 a 12 meses (dependendo da data de fabricação do veículo) e a validada do CIPP pode variar entre 04 a 36 meses, considerando o tipo de equipamento.