3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Chega a uma média de consumo diário de 420 ml e 750 ml de leite. 4A partir do segundo mês a quantidade de leite em cada mamada passa a ser em média de 120 ml e 180 ml.
O intervalo médio é de duas horas e meia a quatro, período para produzir leite e o bebê fazer a digestão. 'Se a criança chora antes de duas horas e meia, pode ser por outro motivo, e não fome', diz Abreu. O bebê só não deve ficar mais de quatro horas sem mamar.
Depois de 30 minutos, o estômago já começa a digerir o leite e este começa a virar queijo. Qualquer estímulo na cárdia pode fazer ele regurgitar e isso vai irritá-lo bastante. Depois disso tente respeitar o período mínimo de 2 horas para concluir a digestão antes de dar mais comida.
Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.
Bebês saudáveis podem não mamar muito nas primeiras 48 horas. Eles usam sua reserva de energia até que os níveis de leite da mãe comecem a aumentar a partir do segundo dia. A mãe deve oferecer seu seio ao bebê sempre que ele estiver acordado e apresentando sinais de que quer se alimentar.
Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.
Para o pediatra diagnosticar este distúrbio do sono, é preciso que ao longo do dia a criança apresente sonolência ou fadiga, alterações no desempenho escolar, na capacidade intelectual, no humor ou no comportamento. Os sintomas podem ser manifestados tanto pelo cuidador principal quanto pela própria criança.
Uma boa maneira de acalmar o bebê consiste em ninar o bebê suavemente, utilizando uma das seguintes formas:
Além de pedir ajuda quando está com fome ou desconfortável, o choro ajuda a liberar a tensão ou a evitar sons e sensações que são muito intensas. No início da vida, crianças se comunicam chorando. Pelo choro do bebê, ele mostra se está com fome, frio, cansado, inseguro, sentindo dor ou desconforto.
11 truques para o bebê dormir tranquilamente
Soninho Baby - Homeopatia 30mL SEM ÁLCOOL