O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.
O choro é um sinal de que o pulmão do bebê está trabalhando direitinho. Se ele não chorar ao nascer, pode ser sinal de que a saúde não esteja bem. Na maioria dos casos, basta o médico reabilitá-lo usando balão de oxigênio para que retome as atividades normais.
Nascimento com Pulmões Imaturos O bebê pode nascer “cansado” se esforçar muito para respirar e em alguns casos, necessitar de ajuda de oxigênio, e balão de oxigênio.
Sim, o seu bebê pode nascer roxo e está tudo bem com ele! Essa cor mais escura arroxeada tem a ver com a oxigenação fetal e pode acontecer tanto no parto vaginal como na cesárea. Os níveis de oxigênio do útero são mais baixos, então a circulação do feto é diferente da nossa.
Já os bebês nascidos por cesariana possuem uma cor mais avermelhada, pois não passaram por esse esforço. Após um dia ou dois, a cor púrpura torna-se mais rosa, devido a vasos sanguíneos visíveis através da pele muito fina do bebê recém-nascido.
A cor da pele muda Assim, bebês de todas as raças nascem com uma pele avermelhada, que vai mudando de tom conforme as horas e dias se passam. “A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto.
A cianose ou doença azul ocorre quando a pele da criança apresenta uma coloração azulada, geralmente devida à falta de oxigénio no sangue.