Bruna Rinaldi - Alienação parental é caracterizada quando há uma lavagem cerebral na criança, ou seja, quando uma mãe ou um pai imputa características falsas do outro genitor à criança e isso faz com que ela deteste o outro genitor, que normalmente não é o guardião.
3º, Lei art. 19, Lei 8.
A Diferenciação entre e a alienação Parental e a SAP, é que a primeira se caracteriza pelo afastamento do filho do genitor objeto da alienação. Já a segunda, se dá pelas consequências geradas por esse afastamento, sequelas emocionais e comportamentais que a vitima passa a desenvolver.
O distanciamento familiar é doloroso, em parte porque é uma perda ambígua, sem um desfecho ou encerramento. ... Cortar o contato com um membro da família pode ser muito doloroso devido à forma como a sociedade não entende bem e atribui a isso um aspecto de vergonha ou reprovação.
Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo
Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.
Afastando-se de parentes tóxicos. Pare de tentar mudar uma pessoa disfuncional. Aceite que seu parente nunca vai se comportar de outra forma, a menos que ele queira. Não tente, também, convencê-lo a mudar ou a entender o seu ponto de vista.