O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar.
A zona condutora ou zona de condução, em fisiologia e no estudo do sistema respiratório, é uma das três zonas funcionais do pulmão responsável por transportar e distribuir ar e sangue às unidades periféricas.
A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
O que nos possibilita enchermos um balão é a expiração.
A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. ... O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.
Verificado por especialistas O que acontece com nosso corpo quando enchemos os pulmões de ar para encher uma bexiga é que os pulmões se expandem na inspiração para se encher de ar, e nos forçados o ar dentro da bexiga através da expiração.
Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M. Esternocleidomastóideo, Mm. Escalenos (anterior, médio e posterior). A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.
Durante a respiração o movimento da caixa torácica se comporta da seguinte maneira, na inspiração ocorre à contração dos músculos que elevam as costelas e a do diafragma com consequente elevação da caixa torácica.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas).
Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e torna-se menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. ... Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna torna-se menor que a pressão do ar atmosférico.
Músculos da Respiração Os músculos intercostais internos abaixam as costelas; O músculo quadrado lombar empurra a costela 12 e fixa o diafragma; O peitoral maior e o menor elevam as costelas. Os músculos respiratórios abdominais são: o reto abdominal, o oblíquo externo, o oblíquo interno e o abdominal transverso.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado.
Resposta. Resposta: Diafragma• Lâmina músculo-tendínea que separa as cavidades do tórax e abdome;• Coração repousa sobre sua parte tendínea centralInserções:• Anterior – processo xifoide;• Lateral – face interna das 6 costelas inferiores;• Posterior – coluna vertebral.