A percepção auditiva poderia ser definida como a capacidade para receber e interpretar informações que chegam aos ouvidos através das ondas de frequência transmitidas pelo ar ou outros meios.
O que é memória auditiva Em outras palavras, a memória auditiva é a responsável pela soma de informações sonoras que as pessoas recebem a curto prazo. Por isso, ela conta com uma extensa área de armazenamento e, mesmo sendo de curto prazo, é mais longa do que a memória visual.
A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro.
Podemos definir a memória cinestésica como aquela que traz a memória do corpo, que nos faz sentir cheiros, sensações, nos conectar às nossas lembranças, bem como sair do lugar, projetar nossos resultados e agir para realizá-los. Uma pessoa cinestésica gosta de tocar, sentir, cheirar e movimentar-se.
Por fim, o cinestésico é alguém que utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas. Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado.
O indivíduo cinestésico é aquele que não se satisfaz apenas ouvindo ou vendo. Ele precisa tocar, experimentar, sentir e cheirar para compreender melhor o que está diante dele.
O Cinestésico tem a ver com a percepção dos movimentos corporais ou musculares. Uma pessoa cinestésica processa melhor as informações através do movimento ou do toque. Por exemplo, ao se comunicarem precisam tocar o seu ouvinte. O cinestésico corporal aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.
O Sinestésico é capaz de misturar diferentes sentidos tem a ver com aquele que é “sensorial”, ou seja, de fundir, conseguem ouvir (audição) um movimento visual (visão) ou sentir cheiro (olfato) ou gosto (paladar) de uma imagem visual (visão) ou visualizar (visão) ao ouvir (audição) uma música.
Isso é normal, mas o mais certo é que cada um se identifique mais com alguma delas. As visuais são, por exemplo, um pouco mais relaxadas do que as auditivas ou as cinestésicas. Porém, as cinestésicas são um pouco mais inquietas e menos reflexivas.
Sinestésicos
2. Aprendizado cinestésico. ... Outra coisa que ajuda bastante os estudantes cinestésicos é fazer intervalos regulares durante os estudos: caminhar por 15 minutos, praticar algumas posições de ioga, se alongar, etc. Assim você volta para as suas apostilas com mais foco.
Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu
Os principais tipos de problemas de aprendizagem
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida.
As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.
Através desse estudo é possível perceber o grande número de alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais como: dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação, no raciocínio, problemas comportamentais, problemas estruturais como a falta de acompanhamento da família na vida escolar ...
Ele acredita que a maior dificuldade nas aulas online é o "rompimento do vínculo entre professor e alunos", vital para o processo de aprendizado. "Uma tela não é uma universidade", diz ele, citando o pedagogo espanhol Miguel Ángel Santos Guerra. "O ser humano é um ser social por excelência.