Relação sintática é a relação que os termos de uma oração exercem entre si. Cada termo exerce, dentro de uma oração, determinada função sintática. A relação entre cada um desses termos é chamada de relação sintática.
Objeto indireto. Complemento nominal. Na frase “O dia amanheceu muito bonito” o termo em destaque tem a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, pois se refere ao mesmo, conferindo-lhe uma característica. A resposta para a questão, portanto, é a alternativa B - predicativo do sujeito.
( o chão "é" sujo, o chão "está" sujo, o chão "ficou" sujo, O chão "continua" sujo) Qual a função sintática do termo (sujo) nas quatros situações ? " predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto "
Releia: “Que coisa é a vida.” A função sintática do termo “a vida” é: * sujeito. predicativo.
Resposta. Bom, você tem aí um núcleo do sujeito "semana", acompanhado de um adjunto adnominal - "Uma" - e de um complemento nominal - "do trabalho de Deus". O complemento nominal "do trabalho de Deus" tem como núcleo o termo "trabalho", e como adjunto adnominal "de Deus".
b) Qual é a função sintática de "suas amizades distantes"? Dentro desse termo, qual é a função dos termos secundários "suas" e "distantes"? Resposta: "suas amizades distantes" - objeto direto de "manter"; "suas" e "distantes" - adjuntos adnominais de "amizades".
Resposta. Resposta: A função, como já dito, é vocativo e sujeito. Não pode ser considerada como sujeito porque não se separa com vírgula sujeito e verbo e o sujeito da segunda frase é "esse".
(UNAERP-SP; adaptada) Indique a única opção que NÃO traz uma sentença tipica da linguagem oral coloquial.
"É horrível levar as coisas a fundo: a vida é de sua própria natureza leviana e tonta. O amigo que procura manter suas amizades distantes e manda longas cartas sentimentais tem sempre um ar de náufrago fazendo um apelo".
Resposta. Resposta: de dar luz a terra.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.
Resposta. Explicação: O verbo precaver precisa do complemento contra. Por este motivo é considerado objeto indireto.
Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).