Os livros são companheiros de todas as horas, carregando histórias capazes de atravessar séculos e séculos. Muitas vezes temos vontade de ler os clássicos, mas existem tantas obras fundamentais que nem sabemos por onde começar...
Entre outros personagens de destaque daquele riquíssimo imaginário, a Ilíada se foca no herói Aquiles e na sua fúria devastadora que culmina na morte sangrenta de Heitor, o príncipe troiano.
Resultado dos estudos e observações do naturalista britânico Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo a bordo do HMS Beagle, A Origem das Espécies é o melhor exemplo do impacto que os livros acadêmicos podem ter. Ao apresentar a Teoria da Evolução das Espécies e da Seleção Natural, Darwin mudou radicalmente a maneira de pensar de grande parte do mundo e abriu um campo de estudos próprios na biologia, que hoje está presente em estudos avançados, como a genética.
Acompanhamos as peripécias do encontrão Tom Jones, desde sua infância até a idade adulta, em uma comédia que satiriza a hipocrisia e a artificialidade da sociedade inglesa do século 18.
A história de um amor proibido entre um soldado americano e uma enfermeira britânica durante a Primeira Guerra Mundial, uma trágica reflexão sobre a guerra e seus custos pessoais.
A narrativa segue a família Ramsay e os verões passados na sua casa de praia, na ilha de Skye. Mais do que a história que é contada, a leitura vale a pena pelas suas reflexões sobre a infância, a memória e as relações humanas.
Emma Bovary, insatisfeita com a vida no campo e o marido sem graça, procura escapar de sua vida mundana através de casos amorosos e luxúria por riquezas, levando-a a uma espiral de dívida e desespero.
É aí, junto das minas, que conhece um homem bem mais velho, Zorba, que se torna uma espécie de mentor. Ao longo da obra, a figura carismática partilha memórias e relatos de sabedoria acerca da sua vida e da própria humanidade.
O protagonista, Quixote, é um homem tão apaixonado pelos romances de cavalaria que decide se tornar um cavaleiro e começa a confundir a fantasia com a realidade.
A história da órfã Jane, que se torna governanta e se apaixona por seu patrão, o sombrio e enigmático Sr. Rochester, é um romance gótico que explora temas como moralidade, classe social e feminismo.
A tragédia conta a história do protagonista Ulisses, rei de Ítaca, e das suas aventuras bélicas. O livro também descreve o retorno do herói para casa, onde Penélope (sua esposa) e o Telêmaco (o filho), o esperam.
“Um dos mais importantes romances do século 20. Polêmico, irônico, tocante, narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos. A obra-prima de Nabokov, agora em nova tradução, não é apenas uma assombrosa história de paixão e ruína. É também uma viagem de redescoberta pela América; é a exploração da linguagem e de seus matizes; é uma mostra da arte narrativa em seu auge. Através da voz de Humbert Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça, quem é o caçador. Nabokov compôs a maior parte do manuscrito entre 1950 e 1953. Nos dois anos seguintes, ouviu recusas de cinco editoras norte-americanas. Em 1955, foi finalmente aceito por uma obscura editora francesa.”
1984 é uma das mais célebres distopias do mundo, escrita pelo inglês George Orwell (1903—1950). A história é passada em um mundo em guerra e vigilância constantes, onde um regime autoritário tem controlo sobre a população.
“Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos — para culpados e inocentes. Esta é a sinopse da tragédia de Shakespeare. Mas a trama inventada pelo dramaturgo inglês vai muito além disso: Hamlet é um dos momentos mais altos da criação artística mundial, um retrato — eletrizante e sempre contemporâneo — da vida emocional de um homo sapiens adulto.”
Considerado por muitos o melhor livro do mundo, Guerra e Paz é um extenso romance histórico, escrito pelo russo Liev Tolstói (1828—1910), que se passa na Rússia durante as guerras napoleônicas.
Parte da valiosa herança da Grécia Antiga, a Odisseia de Homero é uma das obras mais influentes de toda a literatura ocidental. Seguindo o trilho de Ulisses depois da Guerra de Troia acabar, o poema épico narra as aventuras do herói que apenas tenta regressar a casa.
Este romance é uma exploração arrebatadora da decadência da família Compson, uma família da aristocracia sulista dos EUA, contada através de diferentes perspectivas e com uma estrutura narrativa inovadora.
“Ciclo de sete romances do escritor francês, inter-relacionados e com um só narrador, dos quais os três últimos são póstumos: ‘O Caminho de Swann’, ‘À Sombra das Raparigas em Flor’, ‘O Caminho de Guermantes’, ‘Sodoma e Gomorra’, ‘A Prisioneira’, ‘A Fugitiva’ e ‘O Tempo Redescoberto’. São dezenas de personagens que se cruzam em histórias de amor, ciúmes e inveja, na França da Belle Époque. A narrativa vai passando do detalhe ao painel e do painel ao detalhe sem projeções definidas, num constante reajuste de tudo aquilo que nunca será perfeitamente ajustado. A obra é um retrato da sociedade de uma época, um mergulho no universo da burguesia francesa que permite que o leitor sinta as divergências entre nobres e burgueses.”
A história segue um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher da alta sociedade londrina, enquanto ela se prepara para uma festa, entrelaçada com a história de Septimus Warren Smith, um veterano da Primeira Guerra Mundial lutando contra a doença mental.
Conhecido principalmente pela inteligência fora do vulgar e pela capacidade de retórica, Ulisses se torna, nesta obra, um exemplo da resiliência do ser humano perante as maiores adversidades.
Uma das escritoras mais relevantes no Brasil, sem dúvida, é Clarice Lispector. Seu romance A hora da estrela, publicado em 1977, ficou famoso e ganhou uma adaptação no cinema.
O protagonista é o intelectual Horácio Oliveira e a obra, que é considerada surrealista, permite que o leitor realize uma espécie de jogo, encarando múltiplos desdobramentos possíveis.
Um capitão de barco viaja pelo Rio Congo em busca de Kurtz, um comerciante de marfim misterioso. A jornada se transforma em uma exploração aterradora da ganância humana e da natureza selvagem.
Qual o melhor livro que você já leu na vida?...Sem ordem, e não se sobrepondo a outros que li, deixo três livros pela profundidade e reflexão a que obrigam e/ou prazer de leitura:
Os piores livros para a humanidade
Os 13 maiores escritores de todos os tempos
Mais de 100 milhões de cópias
O Alquimista
Melhores escritores da atualidade
Augusto Cury
Principais obras: Memórias Póstumas de Bras Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).
Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos
A vida e obra dos 10 principais escritores do romantismo...
É importante lembrar que diferente da poesia romântica que se divide em gerações, a prosa se divide em núcleos temáticos. São eles: romance indianista, romance urbano, histórico e regionalista.
Entre as principais obras da geração do Mal do Século estão: Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo (1831 - 1852), As primaveras, de Casimiro de Abreu (1839 - 1860), Inspirações do claustro, de Junqueira Freire (1832 - 1855), Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe (1749 - 1832), entre outras.
Mal do século é uma expressão, original de Chateaubriand (em francês: mal du siècle), utilizada como um tópico literário para se referir à crise de crenças e valores desencadeada na Europa no século XIX, comumente no contexto do romantismo.
Lira dos Vinte Anos
Caraterísticas da Poesia Romântica
De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:
Características