O sistema tático é compreendido como o sistema de estratégia utilizado em um esporte, que pode ser mais defensivo ou ofensivo, dependendo do estilo de jogo que o técnico quiser utilizar.
Os principais objetivos de um sistema tático é basicamente levar em consideração a coletividade e projetar uma boa defesa e um bom ataque fazendo com que um time sofra menos ataques sucessivos do adversário e que o seu ataque consiga furar o bloqueio adversário de maneira efetiva.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. ... Esse esquema começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas.
Hoje em dia, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.
As táticas poupam tempo e energia das equipes no final, porque são modos de trabalhar e a linguagem em comum e permitem que as equipes dediquem todo o combustível mental à tarefa em questão, em vez de perder tempo discutindo sugestões específicas de abordagem.
O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
Quais os principais sistemas táticos?
Resposta. Sistemas táticos defensivosDefesa por zona 6:0É uma dastáticas mais utilizadas no handebol e serve como base para as demais. Os jogadores ficam posicionados por zona, formando uma linha de defesa de6 metros, e somente o goleiro não vai para a barreira.
O jogo de handebol funciona da seguinte forma: duas equipes com 7 atletas cada, sendo 6 jogadores de linha e um atacante disputam a partida. O objetivo é fazer o maior número de gols possíveis. Os atletas podem caminhar ou correr com a bola, no entanto, a cada três passos é necessário quicar a bola no chão.
Não mais de 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos. Durante todo o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como um goleiro.
De acordo com as regras oficiais do Handebol uma partida para jogadores com idade igual ou maior a 16 anos tem duração de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo.
A prorrogação consiste em 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado, após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem dois períodos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto.
Jogo passivo é quando o time não ataca e tenta enrolar mais o jogo, pois o time está ganhando e falta pouco tempo de jogo. Nas regras do Handebol: "7:10 - Não é permitido manter a bola em posse da equipe sem fazer uma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso à baliza (ver Esclarecimento Nº 4).
Jogo passivo é quando o time não ataca e tenta enrolar mais o jogo, pois o time está ganhando e falta pouco tempo de jogo.
A BOLA DE HANDEBOL. Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica. São denominadas por H3, H2 e H1. Elas tem que ser de couro ou material sintético e não escorregadias.
A equipe que é advertida com o jogo passivo deve imediatamente mudar a postura (em até seis passes) e se tornar mais combativa ou perderá a posse de bola e a equipe adversária ainda será contemplada com um tiro livre contra essa equipe.
Resposta. Cada equipe tem o direito de receber no máximo três tempos técnicos de um (1) minuto de duração e as equipes não têm direito de receber um tempo técnico durante as prorrogações.
Quais são as 10 regras basicas do handebol ?