O contrato de corretagem é um acordo firmado entre duas pessoas que não têm qualquer relação de subordinação para realizar operações imobiliárias. Apresenta informações para que um corretor faça negócios e, assim, seja remunerado. Está previsto no Código Civil, Capítulo XIII, do Título VI, artigos 722 a 729.
O Contrato para a intermediação é um dos principais documentos na venda ou na locação de um imóvel. Através dessa ferramenta ficam estabelecidos todos os direitos e obrigações entre as partes, e as regras para a prestação de serviços.
Corretagem é a taxa cobrada pelas corretoras de valores para realizar operações de compra e venda de ativos de renda variável.
Código CNAE 6821801: CORRETAGEM NA COMPRA E VENDA E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS.
Lista de Descritores
Um corretor de imóveis que atua como pessoa física paga entre 17% e 27,5% de imposto de renda sobre seus ganhos. Com a mudança, eles serão tributados de acordo com uma tabela que vai de 6% a 17,42% do faturamento mensal. Os corretores de imóveis já podem for comemorar.
O valor informado deve ser o mesmo que consta na escritura e só pode ser alterado se for necessário acrescentar despesas realizadas com reformas no imóvel, gastos com corretagem, juros de financiamento e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
A contribuição sindical está prevista na CLT (Consolidação das leis do trabalho) e é obrigatória para todo o corretor de imóveis no exercício da profissão e credenciado no Creci (Conselho regional de corretores de imóveis), independentemente de ser ou não associado ao sindicato.
Caso o corretor seja contratado, quando a fonte pagadora é uma pessoa jurídica, devem informar os valores na ficha “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica”, pelo valor total. Nesse caso, deverá solicitar a empresa o documento “Informe de Rendimentos” para o preparo da declaração.
Se você é um profissional contratado deve informar os valores na ficha “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica”. Se o pagador for uma empresa ou pessoa jurídica, é necessário que a documentação de Informe dos Rendimentos seja solicitada na empresa para que auxilie na declaração do Imposto.
Com a proposta, o contador deverá informar o registro na declaração do Imposto de Renda dos seus clientes. O Imposto de Renda pode passar a ser atribuição exclusiva de profissional contábil devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade. ... Assim, essa seria uma forma de valorizar a profissão contábil.
Por fim, se tratando de imposto de renda, é o Contador que poderá prestar o devido auxílio. Seja simplificada, ou completa, a melhor opção é contar com este profissional para que sua declaração seja feita de forma correta.
É possível preencher e enviar a declaração sozinho, baixando o programa da Receita Federal no computador. O programa tem uma série de orientações de preenchimento. Basta acessar o menu de "ajuda". Mas, se tiver dificuldade, o contribuinte pode contratar os serviços de um contador, que serão pagos.
Confira a seguir:
Como declarar seu imposto de renda. ... Saiba que não é algo tão difícil assim para fazer sozinho – é preciso apenas ficar atento às datas de entrega da declaração, e também, entender um pouco o que significam aqueles jargões de “economês” que são usados na declaração do IR.
O programa para preenchimento do IR 2021 está disponível para download, tanto na versão para computador como para celulares Android e IOS. Se você vai fazer a declaração no computador, não adianta usar o programa de declaração do ano passado (IR 2020). É necessário baixar o programa novo (IR 2021).
O que acontece com quem não fizer a declaração do IR? As declarações entreguem fora do prazo estabelecido estão sujeita a multa. O valor máximo é de 20% do imposto devido e o mínimo de R$ 165,74.