Jesus enaltece o arrependimento, colocando-o como condição básica para se adquirir o perdão. No entanto, o perdão do ofendido não isenta o agressor de seus débitos morais perante a Lei Moral de Justiça. O perdão liberta o ofendido das agruras do sofrimento e da revolta, mas não liberta o transgressor da Lei.
Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.
A simples ideia de perdoar gera uma rejeição imediata porque na nossa cabeça, a pessoa que nos machucou tem uma dívida conosco e queremos ser pagos. Porém, se alimentamos esses sentimentos, faremos muito mal a nós mesmos. Não podemos cometer o erro de guardar rancor e esperar que a pessoa que nos magoou sofra com isso.
Saber perdoar tem muitas vantagens. Contudo, quando alguém te magoa muito, pode ser muito difícil perdoar essa pessoa....Os conselhos na hora de aprender como perdoar a si mesmo são os seguintes:
Quando perdoamos alguém de coração significa que estamos prontos para superar este obstáculo e que já somos mais evoluídos do que quando aconteceu a situação. Estamos aqui para evoluir constantemente, é um processo de autoconhecimento e aprendizagem contínua.
Coloque-se no lugar do sujeito. Antes de reagir negativamente à recusa das suas desculpas, pense um pouco e considere as coisas a partir da perspectiva dele. Às vezes, a resposta pode não ter nada a ver com você, mas sim com um mau dia da pessoa.
O que fazer antes de pedir desculpas Avalie o dano: seja aberto e abrace a responsabilidade de que pode ter machucado alguém. Não tente jogar a culpa na pessoa que se sentiu ferida. Se você não tem clareza da situação, evite dizer “por que você está tão furioso (ou furiosa)?”.
Deus, neste momento, peço-lhe que derrame a sua misericórdia, antes de me ajoelhar para que esta pessoa sinta pena de suas más ações contra mim. Seja você quem o ajude a reconsiderar, já que você é o soberano, deixe-o dizer os seus pecados e deixe de ser cego pela mentira e pela vaidade.
Por isso, separei aqui um pequeno passo-a-passo para lidar com minha própria dificuldade de pedir desculpas.