Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga. Sua posição estratégica e sua centralização política levaram ao prestígio e reconhecimento na região.
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
A palavra Democracia tem sua origem em expressões gregas significando "poder do povo" e teve como pai o político aristocrata grego Clístenes o qual chefiou uma revolta popular contra Hípias que foi, assim, o último tirano na história da Grécia Antiga.
democracia direta
Na democracia, o poder como lugar vazio favorece o acolhimento do conflito, da diferença, a criação ininterrupta de novos direitos, um debate interminável sobre os fins da ação política, a busca, neste debate, por uma identidade democrática e, também, a política entendida como o lugar de um debate universal, ...