O teatro dramático e o teatro épico vêm de dois autores diferentes: Brecht (épico) e Stanislávski (dramático). ... Evoca sentimentos, assim como Teatro Épico; desperta emoções e proporciona uma experiência de vivência e de aderência de quem assiste, como se fosse arrebatado à cena.
O conceito de teatro épico diz respeito a um teatro didático que procura uma distanciação entre personagem e espectador para que este seja capaz de refletir e apreender a lição social proposta. ... O teatro épico, proposto por Brecht, contrapõe-se à tragédia clássica para melhor conseguir o efeito social.
Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
O teatro épico proposto por Brecht tem em seu horizonte de combate o teatro de matriz naturalista e o drama psicológico. Mimese e catarse não significam identificação do público com a cena e com o herói. Palavras-chave: Teatro épico; Teatro dramático; Aristóteles; Brecht.
Teatro Épico (drama não aristotélico) - Rejeita a cartase. - O espetador deve ser desligado da ação, criando-se o efeito de distanciação. - Valoriza a narrativa – o espetador ouve a narração dos acontecimentos. - O espetador deve refletir, ser crítico.
As principais características do Teatro da Crueldade são: a escolha de temas míticos universais e arquetípicas, sem influência do moralismo social; a valorização do rito cerimonial como proposta de cura; valorização à cultura dita “primitiva” xamânica com o sacrifício do corpo, propiciando o limite e o êxtase que fazem ...
Como forma de narrativa, o Teatro Épico é caracterizado, principalmente, a partir de: A)argumentação que aguça o espírito crítico, produzindo o distanciamento; busca de impacto emocional.
Segundo Bertold Brecht, “distanciar um acontecimento ou um caráter significa antes de tudo retirar do acontecimento ou do caráter aquilo que parece óbvio, o conhecido, o natural, e lançar sobre eles o espanto e a curiosidade”.
V-Effekt ou efeito V (do alemão Verfremdungseffekt) é uma elaboração artística do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht. Pode ser traduzido como "efeito de estranhamento" ou "efeito de distanciamento" porém, há outras maneiras de se traduzir a palavra, como: "efeito de desilusão".
O objetivo de Brecht ao criar o “efeito de distanciamento” era permitir ao público distanciar- se dos personagens e da ação dramática, despertando para uma reflexão crítica e deixando claro a todos que teatro não é vida real.
O efeito de estranhamento (ou distanciação) consiste, pois, em uma prática que permite desnaturalizar a cena teatral e a sua utilização implica uma tomada de posição perante o que se quer apresentar (e apreciar).
O termo ” teatro épico ” vem de Erwin Piscator que cunhou-o durante seu primeiro ano como diretor do Volksbühne de Berlim (1924-1927). Piscator teve como objetivo incentivar os dramaturgos a abordar questões relacionadas com a “existência contemporânea”.
O teatro épico é produto do forte desenvolvimento teatral na Rússia, após a Revolução Russa de 1917, e na Alemanha, durante o período da República de Weimar, tendo como seus principais iniciadores o diretor russo Meyerhold e o diretor teatral alemão Erwin Piscator.
Chamamos esfera do gesto aquela a que pertencem as atitudes que as personagens assumem em relação umas às outras.
Exemplos de Textos Dramáticos
Gênero narrativo marcado pela brevidade, narra fatos históricos em ordem cronológica. Obra de ficção do gênero narrativo, apresenta narrador, personagens, ponto de vista e enredo. ...