O poema retrata a pobreza e a marginalização de uma grande parte da população, que na luta pela sobrevivência, é obrigada a viver em condições de vida que se assemelham a de alguns animais. Como podemos observar na primeira estrofe do poema: “Vi ontem um bicho/Na imundice do pátio/catando comida entre os detritos”.
Sua função é poética e expressiva. ... É um texto subjetivo, pois mostra a visão da realidade interior do poeta, em que ele penetra na temática da poesia com uma apreciação lírica, e recria o mundo com suas palavras.
Este Poema fala da degradação do ser humano ,devido a sua condição social precária ele passa a se alimentar de tudo que pode tirar de um lixão .
a) A metáfora já surge no título “O Bicho”, que se definirá, no último verso, como sendo um homem. ... O eu-lírico do poema vê na ação de revolver o lixo em busca de alimento uma degradação do homem. Portanto, enquanto na crônica há uma humanização (personificação) do animal, no poema há uma animalização do ser humano.
O bicho, meu Deus, era um "homem." Este Poema fala da degradação do ser humano ,devido a sua condição social precária , ele passa a se alimentar de tudo que pode tirar de um lixão .
2 - Que parte do texto nos faz perceber a reação do autor diante da cena? a) A descrição da imundície do pátio imundo.
Resposta:A linguagem utilizada é culta. O texto é estruturado em forma de poema com versos livres.