Interpretação do Mito da Caverna Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.
O mito da caverna nos ajuda a refletir sobre nossa convivência em sociedade quanto cidadãos, e além disso nos ajuda a reconhecermos a intensidade de sabedoria que existe em nós, pois ele nos leva a saber se estamos como prisioneiros ou como o individuo que escolheu sair, e buscar a luz.
O Mito da Caverna é uma metáfora que sintetiza o dualismo platônico. Por exemplo, a relação entre os conceitos de escuridão e ignorância; luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência e realidade, fundamental para sua teoria do Mundo das Ideias.
O Mito da Caverna - ou a Alegoria da Caverna - é um texto escrito pelo antigo filósofo grego Platão. Essa é uma metáfora de caráter filosófico-pedagógico que exibe um diálogo entre o pensador e mestre de Platão, Sócrates, e a personagem Glauco, um jovem aprendiz.
Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna é um diálogo platônico que alude à preponderância do conhecimento racional sobre o conhecimento vulgar. ... Trata-se de um diálogo travado entre Glauco e Sócrates, em que este conta uma história a Glauco para falar-lhe sobre o conhecimento humano.
Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.
Ao que consta o nome verdadeiro de Platão era Arístocles, o nome Platão que significa "o de ombros largos" deveu-se a sua elevada estatura. Platão é uma alusão a forma física de Arístocles, que tinha um porte atlético, de ombros largos.
Resposta. O nome verdadeiro de Platão era Aristocles, nome de seu avô, Platão é um nome que algumas pessoas dizem que veio seu vigor físico e da largueza de seus ombros (platos significa largueza, amplo). Foi um apelido que ele ganhou por causa do seu porte físico.
Tem mais depois da publicidade ;) Platão morreu em 348 a.C. (ou 347 a.C.), cerca de dez anos antes de Felipe da Macedônia conquistar a Grécia. Isso mostra que talvez ele estivesse certo em criticar a democracia e a política ateniense de uma maneira geral, mas isso não cabe a nós julgarmos.
Atenas, Grécia
O fato mais marcante na vida de Platão foi, sem dúvida alguma, a morte de seu "mestre" Sócrates. ... Salvo em alguns livros, tal como o Livro I da República, onde Sócrates é, de fato, Sócrates, e não porta-voz de ideais platônicos.
A sociedade ideal seria aquela em que todos possuiem direitos iguais,zero na taxa de criminalidade,e uma sociedade em que um respeita o outro,grande quantidade de riqueza,e uma vida tranquila. exatamente o contrario do estado em que a sociedade se encontra hoje shuashua.
Platão acreditava que somente aqueles que detinham o conhecimento seriam capazes de governar, sendo assim ele determinou que uma cidade justa era divida em três categorias: Artesãos : aqueles que cuidariam dos serviços gerais da cidade, mantendo-a limpa e em ordem.