Resposta:O. efeito fotoelétrico ocorre quando há emissões de elétron num determinado material. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. Quando isso acontece, essa radiação arranca os elétrons da superfície.
O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica. ... Placa metálica incidida por luz e perdendo elétrons devido o efeito fotoelétrico.
A imagem pública de Arthur Holly Compton ( sempre esta associada à sua contribuição para o desenvolvimento da velha teoria quântica devido à sua descoberta do efeito Compton que lhe rendera o Premio Nobel de Física de 1927.
A produção de pares ocorre somente quando fótons de energia igual ou superior a 1,02 MeV passam próximos a núcleos de elevado número atômico. Nesse caso, a radiação X interage com o núcleo e desaparece, dando origem a um par elétron-pósitron com energia cinética em diferente proporção.
Quando um feixe de raios X penetra no corpo de um paciente, uma grande parte dos fótons, ao invés de ser prontamente absorvida no paciente (por meio do efeito fotoelétrico) é desviada (por meio do efeito Compton) e dirigem-se para fora do corpo produzin- do a radiação espalhada.
A Radiação de fuga consiste na radiação não pertencente ao feixe útil do equipamento, é aquela que consegue atravessar o cabeçote ou sistema de colimação do equipamento de raios X (mesmo com este sistema totalmente fechado).
2. Qual a radiação secundária produzida quando fótons interagem com um meio qualquer? ... O fóton espalhado sai do volume de interesse sem interagir, e o elétron perde metade de sua energia no volume e sai dele com o restante da energia cinética.
As radiações X e gama interagem com a matéria através de trêsefeitos principais: fotoelétrico,espalhamento Compton e produção de pares. O efeito fotoelétrico ocorre quando um raio X ou gama incide sobre um elétron, transferindo-lhe toda a sua energia e desse modo, arrancando-o do átomo e ganhando energia cinética.
Os principais modos de interação, excluindo as reações nucleares são o efeito fotoelétrico, o efeito Compton e a produção de pares. onde h é a constante de Planck, ν é a frequência da radiação e Be é a energia de ligação do elétron orbital. Figura 3.