O principal tratamento para este tipo de lesão é uma combinação entre remédios anti-inflamatórios (receitados pelo médico) e a fisioterapia. Os remédios irão controlar a dor e a inflamação, enquanto a fisioterapia vai auxiliar na cicatrização e qualidade da reparação muscular.
Grau II – Neste caso, o número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (lesão > 5 e < 50 do músculo), com as mesmas características da lesão de primeiro grau, porém com maior intensidade. Acompanha-se de: dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais acentuado e redução da função muscular.
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.
De acordo com a gravidade da lesão, o estiramento pode ser classificado em:
Grau I – É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5% do músculo). Grau II – O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (lesão > 5% e < 50% do músculo). A resolução é mais lenta.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação.
Exercícios fisioterapêuticos para tratamento da dor Ciática