O déficit de O2 se aplica ao retardo na captação de O2 no início do exercício. Pode ser quantificado pela diferença entre a captação de O2 e nos primeiros minutos de exercício e um período de tempo igual após o estado estável ser alcançado.
O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.
O processo aeróbico acontece quando o músculo tem oxigênio suficiente para o trabalho que ele vai fazer. Neste caso, as mitocôndrias na célula transformam o oxigênio e o carboidrato ou a gordura em energia, chamada Trifosfato de Adenosina (ATP). Esta energia vai para onde a fibra muscular necessita.
vitamina B3 ou Niacina: é responsável por melhorar o transporte de nutrientes para o tecido muscular, além de converter carboidratos e gorduras em energia; vitamina B12: ajuda a regenerar os músculos, além de ser importante para a manutenção das reservas de energia no organismo.
As vitaminas do complexo B estão entre as mais importantes para manutenção da saúde, sobretudo para aqueles que praticam exercícios regularmente.
Exercícios em casa: cinco opções simples para fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos e abdômen
Além disso, a atividade ainda ajuda a baixar a pressão arterial e a aliviar as dores provocadas pela artrite.
É comum a ocorrência de fraqueza nas pernas após um longo desgaste de esforço físico, como por exemplo, levantar pesos na academia ou repetir a mesma tarefa diversas vezes. Isso ocorre porque as fibras musculares são lesionadas e a força das pernas fica comprometida.
8 melhores exercícios para a terceira idade