O NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) é um dos modos mais empregados para expressar a energia dos alimentos para os ruminantes. Ele é semelhante ao valor da Energia Digestível do alimento, podendo ser utilizado para descrever os valores das necessidades energéticas do animal para formulação de rações.
Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utiliza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280, ex.: o rótulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em nitrogênio não protéico (NNP) é de 20%, então o percentual de uréia na mistura é de 7,0% (.
Por exemplo, se pretende fornecer ureia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de ureia é de 90 gramas/animal (30 g x 300/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de ureia não deve exceder o limite de 200 gramas/animal.
A fórmula utilizada para calcular o ganho de peso dos animais é simples:
- Concentrado com 18% PB: 68,8% milho moído; 27,2% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico); - Concentrado com 24% PB: 53,1% milho moído; 42,9% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico).
Vacas Secas: 9 a 15Kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.
Através de pesquisa sabe-se que uma vaca consome de 1,8 a 2,2 quilos de matéria seca de volumoso para cada 100 quilos de peso vivo. Somando a matéria seca da ração concentrada com a do volumoso, uma vaca pode consumir de 2,5 a 4 quilos de matéria seca por dia para cada 100 quilos de peso vivo.
Como os volumosos, em média, apresentam 15% de matéria seca, esses 4,5 kg de matéria seca estão contidos em, aproximadamente, 30 kg de capim de boa qualidade. Entretanto, essa mesma vaca poderia ingerir até 80 kg de forragem, atingindo um consumo de matéria seca de 12 kg, em 24 h.
O vencedor foi um animal de primeira cria, que pariu com 26 meses e produziu mais de 46 quilos de leite por dia. – O torneio mostrou como o jersey é uma vaca de produção de leite mesmo, uma máquina – define. Esse animal vencedor, de aproximadamente 380 quilos, produz por dia 15% do seu peso em leite.
Seguindo o mesmo raciocínio, tem-se que a silagem de sorgo é a que mais se aproxima do valor nutritivo da silagem de milho (cerca de 90%). Por essa razão, a silagem de sorgo tem sido indicada para animais de produção de leite e carne não tão elevadas.
VACAS E NOVILHAS JERSEY. A Granja São Paulo em Laurentino- SC, disponibiliza : 80 vacas em lactação de 1,2,3 crias a 5.
12 a 22 kg
Para calcular a quantidade de alimento a ser fornecida aos animais, de acordo com a técnica da Copagril, o recomendado é que cada um deles deve consumir diariamente o equivalente a cerca de 3 a 3,5% do seu peso vivo em matéria seca.
Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.