Qual o tratamento de pitiríase versicolor?
Alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas. Outra ótima opção é lavar a região com o chá de folha de aipim.
Entre as opções de tratamento tópico do pano branco, os mais utilizados são aqueles à base de:
O pano branco, também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol.
A prevenção da pitiriase versicolor é feita por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos. Após o tratamento, é necessário deixar planejado o uso de medicamentos para evitar que a micose retorne. A manutenção pode ser feita com medicamentos tópicos ou sistêmicos.
6 formas de se prevenir das micoses
O Tofacitinib, um medicamento utilizado para tratar a artrite (inflamação nas articulações), pode ser a chave para reverter os efeitos do vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele. A descoberta desse novo uso do remédio foi feita por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Quanto mais sol, mais o melanócito entende que precisa proteger as células e mais melanina é produzida para isso. A ativação para a produção de melanina pode se dar por diferentes fatores e normalmente envolve o processo de comunicação entre as células da camada mais superficial da pele e o melanócito.
Através de um processo chamado melanogênese, os melanócitos produzem melanina, que é um pigmento encontrado na pele, olhos, cabelo, cavidade nasal e ouvido interno. ... Em geral, as pessoas de pele mais clara apresentam baixos níveis basais de melanogênese. A exposição à radiação UV-B promove o aumento da melanogênese.