O tratamento para gastrite enantematosa inclui medicamentos antiácidos ou protetores gástricos, antibióticos para eliminar a bactéria Helicobacter pylori, quando essa for a causa da gastrite e alteração dos hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e outros que irritam o intestino.
A pangastrite enantematosa leve, que também é conhecida como pangastrite endoscópica enantematosa leve, ocorre quando uma ou mais lesões estão presentes na mucosa do estômago, causando dor e às vezes inchaço na região do abdômen. Os casos mais graves da doença são classificados como pangastrite enantematosa moderada.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.
A gastrite crônica é a inflamação da mucosa gástrica que dura mais de três meses e que, em muitos casos, não causa nenhum tipo de sintoma.
Maior parte das gastrites resultam de uma infecção causada pela Helicobacter pylori, que é uma bactéria que resiste à acidez do estômago. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias.