Comprar um imóvel é um investimento maior – e que tem certo retorno: uma propriedade em seu nome. Alugar, por outro lado, não demanda um investimento inicial tão alto, mas não traz um retorno tão significativo; é por esse motivo que muitos dizem que alugar um imóvel não vale a pena.
Então, para você entender como guardar dinheiro ganhando 1000 reais, se atente aos seguintes pontos:
Para você ter uma ideia, uma economia de R$ 1.
Sabendo da importância de juntar dinheiro, o mais comum é que apareçam dúvidas sobre qual a quantia ideal para economizar a cada mês. O recomendado é que pelo menos 10% da renda líquida (após todos os descontos) mensal seja guardada.
Regra universal: Poupar por mês 10% da renda. Uma das regras mais difundidas é a sugestão de poupar cerca de 10% da renda mensal para as necessidades futuras.
Especialistas em finanças costumam indicar que a porcentagem ideal do seu salário destinada a investimentos deve ser de 10%. Assim, você pode ingressar neste mundo sem que o seu orçamento com gastos essenciais seja comprometido. Porém, a chamada “regra dos 10%” não deve ser vista como uma obrigação.
Tesouro Direto Por exemplo, se juntar 1000 reais por mês, com uma rentabilidade de 8,5 % ao ano pode levar em torno de 26 anos para juntar esse 1 milhão de reais. Mas em agosto de 2019 o índice está em torno de 6,34% ao ano. Um exemplo de comparação.
Por isso, trace metas financeiras. Especialistas afirmam que um bom cenário é economizar 30% do seu salário por mês. Sendo assim, os seus gastos essenciais e parcelamentos para quitação de dívidas e outras despesas não deve ultrapassar 70% da sua renda mensal.
Pra fazer isso dar certo, e chegar nos R$ existem alguns caminhos.