crossorigin="anonymous">
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão do Governo Federal subordinado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que tem como função levantar e fornecer dados e informações sobre o território brasileiro e sua população.
Resposta. Resposta: IBGE é a sigla do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados e estatísticas brasileiras.
O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - é um orgão do Governo Federal responsável por obter os diversos dados estatisticos do povo brasileiro. Por exemplo o trabalho mais destacado do IBGE, que envolve todo o País e há grande número de contratações para execução de trabalho é o CENSO DEMOGRÁFICO.
A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com habitantes; o Nordeste abriga habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.
O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.
Com a promulgação da Constituição, em 1988, que preconiza, em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei, essa questão foi automaticamente excluída do assento de nascimento. ... A cor é um fator preponderante para a identificação dos mortos, mas no nascimento as pessoas entendem como discriminação".
Política de cotas na oferta das bolsas O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE.
As regras são as seguintes: Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa apresentar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Para a parcial, que cobre metade do valor das mensalidades, a exigência é de renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
A bolsa parcial do ProUni cobre metade (50%) do valor das mensalidades. O restante deve ser pago pelo aluno. É distribuída a quem tem renda familiar bruta mensal acima de 1,5 salário mínimo por pessoa, com teto máximo de 3 salários mínimos por pessoa.
Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo ...