É o caso de "macérrimo", que nada mais é do que o superlativo de "magro". Quem é muito magro é macérrimo. Duro é convencer alguém a usar isso na mesa do bar. O que as pessoas dizem mesmo é "magérrimo", que os dicionários ou não registram ou dão como mera forma popular.
Prefira-se macérrimo (forma erudita) ou magríssimo (forma vulgar)." Contudo, já o conceituado "Dicionário de Questões Vernáculas" de Napoleão Mendes de Almeida só refere, para superlativo sintético de magro, as formas magérrimo e magríssimo.
"Quando um homem é muito magro ele é macérrimo, magérrimo ou magríssimo? Agradeço." 1) A par da formação popular magríssimo, lembrada por Carlos Góis e Herbert Palhano para o superlativo absoluto sintético de magro, a forma erudita de tal superlativo absoluto sintético, pela derivação latina, é macérrimo.
O grau superlativo dos adjetivos
258): «Forma-se pelo acréscimo ao adjectivo do sufixo -íssimo [em itálico no original].» No superlativo absoluto sintético, o adjectivo (e também nome) sábio toma a forma sapientíssimo, cuja base corresponde ao latim sapiente. Note-se que sábio tem também um superlativo com sentido depreciativo, sabichão.
Superlativo absoluto sintético - Conheça a flexão de 60 adjetivos
O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau máximo....Superlativo.
No caso do adjectivo "grande", temos as seguintes formas do comparativo e do superlativo, na sua formação regular: a) comparativo de igualdade: tão grande como; b) superlativo absoluto sintético: grandíssimo; c) superlativo absoluto analítico: muito grande.
O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo. Como você já dever ter estudado, o adjetivo é um modificador do substantivo e pode variar em gênero, número e grau.
Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.
Um adjetivo no grau superlativo absoluto sintético caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado.
Resposta. Resposta: a) amabilíssimo - na forma analítica, temos: muito amável.
Significado de contentíssimo: Superlativo de contente. Muito contente, muito alegre, encantado.
Resposta. Resposta: Está frase está correta!
O superlativo é usado para expressar o grau mais alto e intenso de uma característica ou qualidade. Ele costuma estabelecer uma relação entre um substantivo e um grupo de substantivos. ... Já o comparativo tem a função de expressar uma característica ou qualidade de um substantivo, comparando-o com outro.