Posicione a mão logo abaixo do umbigo,sobre o ventre, Meça do final do ombro até o osso mais saliente do punho (para manga curta, meça até a altura desejada, conforme o modelo). Posicione a fita métrica junto à base do pescoço até a altura do busto e leia a medida.
Meça do chão até a marca com uma fita métrica.
Cintura - Medir ao redor da linha da cintura na altura do umbigo. Não apertar, a fita deve estar confortável. Cintura baixa - Medir aproximadamente 5cm abaixo da linha da cintura, na altura do início do osso do quadril. Não apertar, a fita deve estar confortável.
Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética. Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais. Em relação à genética, não existe um gene do crescimento. São centenas deles que interagem entre si e contribuem, cada um, com uma parcela maior ou menor para a estatura final.
Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.
Associação – Segundo os pesquisadores, estima-se que até 80% da altura de uma pessoa é determinada pelo seu genoma, e o restante, por fatores ambientais, como alimentação. Com as novas descobertas, os cientistas agora conseguem explicar 20% da propensão genética de uma pessoa a atingir determinada estatura.
Resposta. A altura do indivíduo é resultado da interação entre sua carga genética e os fatores do meio ambiente.