O luminol é um reagente quimioluminescente que reage com o sangue, emitindo uma luz, sendo muito usado em perícias criminais. ... O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime.
Por exemplo, se uma pia tiver sido lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza após sangue ter circulado em seu interior, em apenas 5 segundos o Luminol é capaz de identificar os vestígios.
Produtos alimentares que contém antioxidantes (como o chá verde e o chá preto) podem ser utilizados em atividades criminosas para ocultar manchas de sangue e evitar resultados em exames de cenas de crime, uma vez que atuam inibindo a reação quimiluminescente do luminol, gerando resultados falso-negativos.
hemoglobina
Como fazer luminol forense
H. O. Albrecht
Bom, na verdade o sangue não brilha na luz ultravioleta, ele brilha porque o especialista forense borrifa por todo canto uma mistura líquida que contém luminol! Essa mistura usa o sangue como um reagente e juntos emitem o brilho! ... Resumindo, o ferro do sangue reage com a solução de luminol gerando brilho luminoso!
O que brilha na luz negra, é tudo que contém fosforo, ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, alguns espécies animais como os escorpiões e alguns invertebrados, telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos e outros materiais que vão desde tintas até gel para cabelo.
A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.
Na parte visível do espectro, o comprimento de onda diminui – e a energia das ondas eletromagnéticas aumenta – de vermelho para laranja, amarelo, verde, azul e violeta, então a luz UV tem um menor comprimento de onda e mais energia que a luz violeta.
Uma luz negra, também referida como luz UV-A ou luz ultravioleta, é uma lâmpada que emite luz ultravioleta de onda longa (UV-A) e sem muita luz visível. ... Um segundo tipo de lâmpada produz ultravioleta, mas não tem o material do filtro, de modo que produz mais luz visível e tem uma cor azul.
A lâmpada de luz negra é como uma lâmpada fluorescente comum, como aquelas muito utilizadas em cozinhas, comércios e restaurantes. Porém, a diferença está no tubo de vidro. A luz branca é gerada por causa de uma camada de fósforo que reveste internamente todo o tubo.
Esse tipo de luz, portanto, tinha a intenção original de melhorar a visão noturna. Diferente do seu celular, a lâmpada de luz negra é como uma lâmpada fluorescente comum. Porém, sem a camada de fósforo e com vidro escuro. A maior parte da luz emitida por uma lâmpada fluorescente, aliás, é luz ultravioleta (UV).
Pra fazer a luz negra você vai precisar só de 3 coisas: um celular com flash (ou seja, nada de celular tijolão), uma fita adesiva e um marcador permanente azul. Tudo o que você vai fazer é colocar a fita adesiva em cima do flash da câmera e pintar de azul.
A tinta Luminescente CORION LED CELL (R), a tinta que acende no escuro, absorve RAIOS UV de luz natural (sol) ou artificial (lâmpadas elétricas) e propicia luminescência no escuro.
Há algum tempo existem canetas com tinta ultravioleta no mercado. Quando você escreve com elas em alguma superfície, como papel, nada aparece. Porém ao iluminar a área com luz ultravioleta (também chamada de luz negra) torna-se visível a tinta.
Faça um suco com o limão e reserve-o em um recipiente. Coloque algumas gotinhas de água para fazer a sua tinta invisível. Pegue o cotonete ou pincel e mergulhe-o na tinta para começar a pintar e escrever. Libere a imaginação com o seu filhote.