A logística de um empreendimento consiste no processo de planejar, executar e controlar a movimentação dos produtos, tanto dentro quanto fora da empresa, garantindo-se, assim, a entrega da mercadoria adquirida dentro do prazo informado. Por isso, independentemente do tamanho do negócio, essa gestão merece atenção.
Definição: A logística é a área da gestão de uma empresa, cujas atividades são voltadas para planejar o armazenamento, a circulação (terrestre, marítima e aérea) e a distribuição de produtos até o cliente final.
Como uma atividade complexa e ampla, a Logística é de grande influência na economia. De forma macro, viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues aos clientes, proporcionando assim o fluxo de informações e pedidos. ... E por isso a Logística é uma ferramenta tão importante para as organizações.
A logística tem como objetivo a redução de custos no processo, recebimento de materiais no momento certo de sua utilização e a otimização do processo produtivo, sem perder a qualidade do produto final. Essa realidade é muito positiva, pois novas ferramentas logísticas surgem aperfeiçoando ainda mais o processo.
Qual a importância da logística para a economia do Brasil? ... A logística praticada de forma eficiente e eficaz, e considerada como estratégica por governos e empresários, é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos.
O Transporte é um dos principais fatores de produção na economia. ... O custo do transporte é parte fundamental na formação do preço dos bens, por isso a baixa qualidade da infraestrutura de transporte impacta diretamente na sociedade de forma geral.
A logística de produção é um segmento da indústria automatizada, que trata da gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações no processo produtivo, ou seja, o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados.
Crescimento e desenvolvimento econômicos dependem, significativamente, da execução de uma logística eficaz, pois o aumento das competitividades nacional e empresarial somente será obtido com eficiência operacional, diminuição de desperdícios, eliminação de 'gastos desnecessários' e diminuição dos custos envolvidos nos ...
7 dicas de como reduzir custos logísticos na empresa
A logística integrada viabiliza que sejam proporcionados preços adequados e atendimento aos clientes, uma vez que são reduzidos os custos dentro do negócio — conforme aumentam a produtividade e a eficiência na realização dos processos (e maior eficiência quer dizer prazos de entrega cumpridos de forma ágil).
A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física. ... Movimentação de materiais: envolve o transporte de insumos que garantem o abastecimento eficiente da linha de produção e transporte dos materiais em processamento.
Sete dicas para reduzir o custo de armazenagem
10 dicas para a redução de custos logísticos
Confira agora os principais pontos:
Identifique a estrutura ideal para te atender Outra prática essencial para reduzir os custos logísticos é otimizar ao máximo o seu espaço de armazenagem. A melhor forma de fazer isso é, sem dúvidas, identificando qual é a melhor opção de arquitetura do espaço para o seu armazém.
Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte.
Custos logísticos: o porquê de entendê-los e quais são os 6 principais
Custo de manuseio (HANDLING COST) São os custos envolvidos na movimentação de mercadorias no armazém. Esse custo é composto pelos salários do pessoal envolvido com as atividades de movimentação, manutenção e depreciação dos equipamentos de movimentação.
A manutenção de estoques agrega valor de tempo ao produto, permitindo assim a disponibilidade do mesmo na hora desejada pelo cliente.