SEPARAR EM SÍLABAS
A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.
Quer em cárie, quer em anticárie, o acento tónico está na sílaba cá. As duas palavras terminam no grupo vocálico postónico ie; logo, são acentuadas na sílaba tónica, de acordo com as normas portuguesas e brasileiras (quanto a esta última, na alínea 2. ª da Base XII).
A Cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. É causada por tipos específicos de bactéria, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, também conhecida como dentina.
Resposta: E-xer-cí-cios. É uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente.
Dúvidas de Português. Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera má-go-a a separação silábica correta para a palavra mágoa, classificando-a como proparoxítona.
Se sentir magoado pode ser oportunidade para se sentir amado. O fato direto é: negamos a mágoa pelo medo da nossa interpretação sobre ela. Ter consciência distorcida da mágoa pode ser tão pior quanto apenas a constatar em nós mesmos. Ou seja, está tudo bem em ficar chateado, magoado.
Quando alguém fala “você me magoou” significa que há uma mistura de sentimentos em ebulição. Em geral, dá origem para a raiva, o rancor e uma tristeza crescente, alimentando uma grande decepção. Em outros sentidos, pode indicar também que uma pessoas inveja algo que outra possui.
Quando alguém te magoar ou ofender, não retruque. Não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender ou magoar para sentir-se forte. Se cada vez que alguém me magoa eu ganhasse 1 real, eu poderia me aposentar sem ao menos trabalhar.